Melhoram as perspectivas para as siderúrgicas brasileiras
Especialistas do Banco Safra avaliam que as perspectivas para as margens das siderúrgicas brasileiras melhoraram até junho
17/07/2024
O consumo aparente aumentou em junho, com o crescimento das vendas internas e apesar das maiores importações de aço plano | Foto: Getty Images
O Banco Safra analisa como positiva a leitura sobre maior consumo anual no setor de siderurgia e mineração e a penetração de importação sob controle.
Os especialistas do banco avaliam que as perspectivas para as margens das siderúrgicas brasileiras melhoraram até junho com melhores fundamentos para aços planos e longos, apesar das menores exportações.
O consumo aparente aumentou em junho, com o crescimento das vendas internas em ambos os produtos e apesar das maiores importações de aço plano.
Saiba mais
- Inflação de bens industriais e alimentos desacelera
- Inflação baixa favorece corte de juros nos EUA em setembro e dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A redução nas importações de aço longo veio como uma surpresa positiva, embora a penetração de importação estivesse aproximadamente da estabilidade na comparação anual. No lado negativo, as exportações diminuíram acentuadamente a/a e m/m para aços planos e longos.
O prêmio de paridade do vergalhão brasileiro teoricamente dá aos produtores mais poder para anunciar aumentos de preços em relação ao HRC do Brasil, levando em consideração o prêmio de paridade de 5% a 10% que consideramos justo.
De acordo com Platts, os preços de vergalhões domésticos e HRC aumentaram 2,1% e 1,2%, respectivamente, na primeira semana de julho.
Esse aumento de preços traria vantagens às nossas previsões atuais, mas o Safra considera preocupante se novos aumentos de preços seriam possíveis com um saldo ainda frouxo de oferta e demanda interna.

