close

Siderúrgicas reajustam preços do aço plano no mercado interno

Siderúrgicas nacionais elevam os preços em 5% a 10%, alegando inflação do metal na China e na Rússia

Siderurgia

Siderúrgicas começam a retirar descontos concedidos no ano passado | Foto: Getty Images

As siderúrgicas brasileiras já preparam nova recomposição de preços para as bobinas a quente. Os reajustes devem variar de 5% a 10% e serão implementados já a partir de fevereiro.

Segundo fontes do mercado, a Usiminas (USIM5) vai atualizar a sua tabela nesta terça-feira,15, e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) (CSNA3) no dia 22. ArcelorMittal e Gerdau (GGBR4) já aumentaram os preços dos produtos siderúrgicos. “As usinas estão, na verdade, retirando os descontos concedidos em novembro e dezembro do ano passado”, diz uma fonte do mercado.

Saiba mais

Essa recomposição dos preços dos produtos siderúrgicos no mercado brasileiro acontece em função da alta dos valores cobrados na tonelada das bobinas a quente na China e na Rússia neste mês.

No último dia 7, por exemplo, a bobina a quente na China foi negociada a US$ 840 a tonelada, de acordo com os dados da London Metal Exchange (LME). Até o ano passado, o preço girava em torno de US$ 700 a tonelada.

Valor da tonelada de aço na China e na Rússia balizam preços no mercado interno

Diferente do que ocorreu em 2020 e 2021, o que baliza hoje o preço no mercado interno é o valor da tonelada na China e na Rússia. Até o ano passado, como a demanda por aço no país estava alta, as siderúrgicas imprimiam os reajustes para recompor os custos e o mercado comprava.

No ano passado, os aumentos promovidos pelas siderúrgicas na tonelada da bobina a quente no país foram ao redor de 80%.

Segundo dados do Instituto Aço Brasil, o consumo aparente no ano passado cresceu 23,2%, chegando a 26,4 milhões de toneladas. Em planos, a demanda aumentou 24,2%, passando de 12,29 milhões de toneladas para 15,26 milhões de toneladas.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra