Siemens Gamesa lança pá eólica totalmente reciclável
A primeira pá de energia eólica reciclável de 81 metros de comprimento foi produzida na Siemens Gamesa na Dinamarca
08/09/2021A Siemens Gamesa anunciou o início da fabricação de uma pá eólica totalmente reciclável. As lâminas das turbinas eólicas são geralmente fabricadas com materiais como madeira, vidro e fibra de carbono, difíceis de serem reutilizados.
A empresa informou que as primeiras pás recicláveis de 81 metros de comprimento estão sendo produzidas em sua fábrica na cidade de Aalborg, na Dinamarca.
Segundo a empresa, um novo tipo de resina torna possível a separação dos componentes e a reutilização em novos produtos.
A Siemens Gamesa Renewable Energy é uma fusão dos negócios de energia eólica da Gamesa com os da alemã Siemens. O lançamento da pá eólica reciclável representa o mais recente exemplo de como a indústria está tentando encontrar maneiras de reutilizar materiais.
Pás de energia eólica são as primeiras recicláveis do mundo
Em um comunicado, o grupo de engenharia espanhol-alemão alegou que seus produtos recicláveis são “as primeiras pás de turbina eólica reciclável do mundo prontas para uso comercial offshore”.
A Siemens Gamesa disse que trabalhará com a concessionária alemã RWE para instalar e pilotar as lâminas no parque eólico offshore Kaskasi, no Mar do Norte alemão, que deve iniciar operações comerciais em 2022.
A empresa – cujo principal acionista é a Siemens Energy – disse que também está trabalhando com a EDF Renewables com o objetivo de implantar vários conjuntos das lâminas eólicas em um futuro parque eólico offshore.
Uma colaboração semelhante está ocorrendo com a WPD, uma empresa sediada na Alemanha que desenvolve e opera parques eólicos. A questão do que fazer com as pás das turbinas eólicas quando elas não são mais necessárias é uma dor de cabeça para a indústria. Isso ocorre porque as lâminas de materiais compostos são feitas de latas de reciclar, o que significa que muitos acabam em aterros sanitários quando sua vida útil termina.