close

Snoopy vai ao espaço na missão Artemis I, da NASA

Personagem de Charles Schulz embarca em foguete no momento em que a Apple TV+ lança segunda temporada de Snoopy no Espaço

Snoopy

A missão Artemis I com Snoopy a bordo está programada para partir em fevereiro rumo à Lua | Foto: Getty Images

Um novo foguete projetado para lançar humanos à Lua, Marte e além será lançado no próximo ano do Kennedy Space Center, na Flórida. Quem estará a bordo é o personagem Snoopy, criado há 71 anos por Charles Schulz (1922-2000).

A versão de brinquedo do beagle vestindo um traje espacial projetado de acordo com as especificações da NASA tem um trabalho importante para a missão não tripulada Artemis I.

A NASA usa animais de pelúcia em voos porque quando eles começam a flutuar, isso indica que a espaçonave entrou na gravidade zero do espaço. Como os brinquedos são macios e leves, eles não quebram nada e nem correm o risco de acionar algum botão indevidamente.

A missão Artemis I está programada para circular a Lua e retornar à Terra em fevereiro, como um teste para certificar que todos os sistemas estão funcionam para futuras missões tripuladas, segundo reportagem do site AP News. Também a bordo estarão duas estatuetas feitas com peças de montar de Lego, parte de uma série educacional.

Snoopy no espaço faz sucesso e terá segunda temporada

O próximo anúncio da missão coincide com o lançamento da segunda temporada de “Snoopy in Space”, série animada indicada ao Emmy na Apple TV+.

A primeira temporada viu Snoopy se tornar um astronauta e pousar na Lua. A segunda temporada leverá o personagem ainda mais longe, em uma “viagem épica”.

Stephanie Betts, diretora de conteúdo da empresa de mídia WildBrain, declarou que a primeira temporada foi bem recebida. “Snoopy se tornou um astronauta e foi capaz de ir para o espaço”, disse ela, acrescentando que agora o personagem vai buscar nosos destinos espaciais.

A tarefa de monitoramento da gravidade do Snoopy é oficialmente chamada de indicador de gravidade zero. Mas ele não é pioneiro nessa função. O cosmonauta soviético Yuri Gagarin, o primeiro humano no espaço, tinha uma boneca pequena quando viajou no Vostok 1.

Uma boneca coruja e um brinquedo Angry Birds também já estiveram na Estação Espacial Internacional. Um R2-D2 de pelúcia foi usado como talismã em uma missão Soyuz em 2015. Um Snoopy de pelúcia também esteve na estação espacial.

Snoopy tem uma longa história com a NASA, começando quando os astronautas da Apollo X Thomas Stafford, John Young e Gene Cernan escolheram personagens de “Peanuts” como apelidos — o módulo de comando se chamava Charlie Brown, e o módulo lunar era Snoopy.

Charles Schulz, criador de Snoopy, já desenhou tiras com personagem andando na superfície lunar. “Eu fiz isso! Eu sou o primeiro beagle na lua! Eu derrotei os russos… Eu derrotei todo mundo… Eu até bati naquele gato estúpido que mora ao lado!”, diz Snoopy em um dos quadrinhos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra