Solstício em Stonehenge tem invasão de turistas
Segundo ano de transmissão virtual do solstício de verão em Stonehenge tem invasão de visitantes, apesar de proibição
21/06/2021Centenas de pessoas participaram do solstício de verão em Stonehenge, apesar dos apelos das autoridades para que turistas evitem aglomerações por causa da covid.
Muitas pessoas pularam a cerca e foram até o histórico monumento de pedra, mas a polícia de Wiltshire disse que o evento foi pacífico, embora com aglomerações que colocaram em risco policiais e funcionários.
Mais de 200 mil pessoas de diferentes partes do mundo sintonizaram a transmissão ao vivo do solstício, mas acabaram assistindo imagens pré-gravadas das pedras até que a transmissão retornou ao amanhecer, mostrando o céu nublado.
O vídeo mostrou mais de cem pessoas dentro do círculo de pedra, no segundo ano do evento virtual.
Stonehenge tem conexão com a astronomia
O círculo de pedras de 4,6 mil anos de idade, localizado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra, é um mistério que fascina arqueólogos, druidas modernos, escritores de ficção científica e turistas.
O local classificado como Patrimônio Mundial forma um alinhamento com os solstícios de verão e inverno que demonstra conexão com a astronomia. A grande quantidade de restos humanos cremados no local sugere uma ligação com os mortos ou a veneração de ancestrais.
Invasão atrapalha transmissão do solstício
Pedindo desculpas pela paralisação da transmissão ao vivo, o apresentador Ed Shires disse: “Estamos decepcionados que várias pessoas optaram por ignorar nosso pedido para não viajar para as pedras esta manhã e essa é a razão pela qual não fomos capazes de trazer-lhe as fotos que gostaríamos de ter feito.
“É decepcionante ver isso acontecer, mas infelizmente nessas situações temos que colocar a segurança de nossos funcionários em primeiro lugar e é por isso que tivemos alguma interrupção esta manhã.”
Um porta-voz da English Heritage acrescentou: “As restrições do Covid-19 foram estendidas por uma razão e foi decepcionante ver, durante uma pandemia, as pessoas agirem de uma maneira que colocou a si mesmos, nossa equipe e a polícia em risco.”
O que é o solstício?
O solstício é o dia mais longo do ano, com mais horas de luz solar. A palavra solstício vem do fato de que o sol parece ficar parado – das palavras latinas sol (sol) e sistere (para ficar parado).
O solstício de verão sempre ocorre entre os dias 20 e 22 de junho no hemisfério norte, e durante um ano bissexto sempre cai no dia 20.
Isso porque o ano civil não corresponde exatamente ao tempo que a Terra leva para orbitar o Sol – o calendário é aproximadamente um quarto de dia curto, e é por isso que temos anos bissextos, para trazer o calendário de volta em linha com a órbita da Terra.
Normalmente, mais de 10 mil pessoas se reúnem para ver o sol nascer sobre as pedras no dia mais longo do ano.