Sony apresenta novos óculos de realidade virtual para o PlayStation 5
Sem data para chegar ao mercado, equipamento terá uma tela OLED com suporte para resolução 4K e campo de visão de 110 graus
05/01/2022A gigante de tecnologia Sony apresentou ao mundo o PlayStation VR2, a nova geração de óculos de realidade virtual para o videogame PlayStation 5.
Saiba mais
- Como investir na indústria de games em 2022
- Marcas que investem em eSports podem elevar fidelização de clientes
- Jogos online passam a ter classificação indicativa
Além do console, o equipamento terá sincronia com um novo controle o PlayStation VR2 Sense. Os itens ainda não tiveram o visual revelado, tampouco data definida para chegarem ao mercado.
Porém, a Sony deu uma amostra de como será a experiência com a divulgação do vídeo do jogo “Horizon: Call of the Mountain” (canto superior à direita).
O novo equipamento, que substitui o antecessor PS VR, terá uma tela OLED com suporte para resolução 4K e campo de visão de 110 graus.
Ele deverá ser conectado ao PS5 por meio de um cabo. Vale ressaltar que ele não deve ser compatível com o PlayStation 4, console anterior à versão atual.
O sistema também contará com tecnologia de rastreamento ocular, que afeta a forma como o jogador interage com o jogo.
Adicionalmente, o PlayStation VR2 terá vibrações para aumentar a imersão do usuário no jogo.
Além disso, o áudio dos óculos foi otimizado para que o jogador ouça até mesmo os sons mais sensíveis, como a pulsação de um personagem próximo e objetos passando pela sua cabeça.
Todos os detalhes dos novos equipamentos de realidade virtual podem ser conferidos (em inglês) no blog oficial do PlayStation.
PlayStation VR2 e o metaverso
Famosa pela qualidade de seus equipamentos, a Sony lança o PS VR2 em um momento em que a realidade virtual se consolida entre as tendências tecnológicas.
Embora seja utilizada desde a década passada, essa tecnologia ganhou impulso com os investimentos da Meta (dona do Facebook).
A empresa de Mark Zuckerberg passou a oferecer serviços de realidade virtual, viabilizados com a criação do Oculus Quest.
O aparelho, que se assemelha ao da Sony, permite que o usuário acesse o chamado metaverso, onde controla seu próprio avatar para poder interagir com outros de pessoas reais.
Conforme a CNBC, o Quest 2, nova geração de óculos da Meta, inclusive, foi um presente popular nos Estados Unidos durante o último Natal.
Seu aplicativo de sincronia com dispositivos móveis liderou os downloads na App Store, loja de apps do sistema iOS, da Apple.
Porém, países como a Itália estão receosos quanto ao potencial de violação na segurança de dados que esses aparelhos de realidade virtual têm.