close

SP vai abrir 338 leitos para tratar covid-19 no Estado

Municípios continuam na fase vermelha do plano de reabertura da economia. Vacina do Butantan é resistente às novas cepas

Pesquisa do Butantan com a USP confirmou eficácia da vacina Sinovac contra variantes brasileiras, da África do Sul e do Reino Unido do coronavírus

O governo do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 10, uma entrevista coletiva para atualizar as informações sobre a pandemia de covid-19.

A administração afirmou que vai abrir 338 novos leitos para tratamento de pacientes com covid-19 em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos de todo o Estado. Desse total, 167 serão de UTI.

Segundo o governo, São Paulo registrou 517 mortes na terça-feira, 9, em decorrência da covid-19. Ao total, são 62.570 pessoas mortas desde o início da pandemia.

O número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 8.972. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 82% no Estado. Já o total de casos de infecção pelo coronavírus chegou a 2.149.561.

Em duas semanas, o Estado anunciou a abertura de 1.118 novos leitos, sendo 676 de UTI.

Desde o último sábado, 6, todas as regiões do Estado estão na chamada fase vermelha do Plano São Paulo, de reabertura da economia. As medidas mais duras sobre o funcionamento do comércio continuam para todos os municípios paulistas.

Eficácia contra novas cepas

Também foi anunciado que o Instituto Butantan finalizou uma pesquisa em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), que comprova que a vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac é resistente às novas variantes do coronavírus.

Segundo o Butantan, o imunizante é resistente às novas cepas que surgiram no Brasil e às identificadas na África do Sul e no Reino Unido.

De acordo com o governo, até o final de março será entregue ao Ministério da Saúde mais de 22 milhões de doses da vacina contra a covid-19.

Vacinação

O governo paulista anunciou que a vacinação de idosos com 75 e 76 anos de idade iniciará em 15 de março. A partir de 22 de março, será a vez das pessoas de 72, 73 e 74 anos.

A vacinação destes grupos de idosos ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos drive-thru.

Até o momento, o Estado de São Paulo já vacinou 3.533.316 pessoas contra a covid-19.

Desse total, 2.586.890 cidadãos receberam a primeira dose e outros 946.426 já tem a segunda dose aplicada no braço.

Fase vermelha do Plano São Paulo

Nesta fase, somente os serviços essenciais têm autorização para funcionar: mercados, açougues, hotéis, oficinas de veículos, postos de combustíveis, padarias, farmácias, clínicas veterinárias e o transporte público.

Além dos citados, estão na lista as escolas e igrejas, incluídas por decretos estaduais. As escolas podem receber alunos dentro do limite de 35% da capacidade do local.

Todos os outros serviços e o comércio em geral, como academias e shoppings centers, estão fechados.

Toque de recolher

Na semana passada, o governo de SP definiu para o período de 20h a 5h o toque de recolher diário.

O objetivo do chamado “toque de restrição” do governo é coibir festas e aglomerações clandestinas.

Entretanto, os serviços essenciais que têm permissão para funcionar na fase vermelha podem continuar abertos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra