close

Estado de São Paulo amplia guerra à covid-19

Novas medidas incluem fechamento de bares e restaurantes após as 20hs e fechamento de parques nos finais de semana e feriados

aplicando vacina

Vacinação contra covid-19 dá prioridade aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças | Foto: Divulgação

O governador João Doria deve anunciar medidas mais restritivas para tentar conter a segunda onda da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo. As novas regras mais duras do Plano SP serão anunciados em entrevista coletiva nesta-sexta-feira, 22, mas tanto a Folha como o Estadão antecipam que todo o Estado deve entrar na fase vermelha.

As regras mais duras de isolamento social vai valer todas as noites a partir das 20 horas e nos finais de semana e feriados. A medida entra em vigor na noite de hoje e valerá para o feriado de aniversário de 467 anos da cidade de São Paulo, na segunda-feira, dia 25. Parques e shoppings vão ficar fechados nos finais de semana e feriados.

Bares, restaurantes e serviços não essenciais terão de permanecer fechados após às 20h diariamente, em “toque de recolher” contra a covid-19.

O objetivo é evitar o colapso da rede pública de saúde por causa do aumento do número de casos de covid-19.

Vacinômetro já conta 59 mil vacinados

O estado de São Paulo vacinou 59,7 mil pessoas contra Covid-19 até a manhã desta sexta-feira, segundo o Vacinômetro, ferramenta digital que registra em tempo real o número de vacinados no estado.

A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19.

Ontem o Governo de São Paulo concluiu a distribuição de vacinas para todas as regiões e entregou mais 145 mil vacinas do Butantan para outros 75 destinos.

A prioridade na vacinação é para profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas.

SP tem mais de 50 mil mortos por covid-19

Em toda a pandemia, já ocorreram 1.670.754 casos e 50.938 vítimas fatais em toda a pandemia em São Paulo. Desse total, somente em janeiro foram confirmados 208.457 casos novos e 4221 mortes. Já em dezembro, entre os dias 1º e 21, foram registrados 146.390 casos e 3041 óbitos.

As taxas de ocupação permanecem em crescimento a cada dia. Neste ano, já saltaram nove pontos percentuais no Estado – de 61,8% para 70,8% – e mais de quatro pontos percentuais na Grande São Paulo, onde passaram de 66,9% para 71,5%.

O número de pacientes internados é de 13.711, sendo 7.658 em enfermaria e 6.053 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 12h desta quinta-feira.

Entre o total de casos diagnosticados de COVID-19, 1.420.484 pessoas estão recuperadas, sendo que 171.120 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

Hoje, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 616 com um ou mais óbitos. A relação de casos e óbitos confirmados por cidade, está disponível no portal do governo de São Paulo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra