Tarcísio acena com mais concessões e PPPs e menos privatizações
Investimentos no Estado de São Paulo foram o tema de painel do atual Governador; Para Tarcísio, privatização da Sabesp “protege a empresa”
24/09/2024O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, apresentou o painel “Transformando o Estado de São Paulo” na manhã dessa terça-feira (24/09), durante a J Safra Brazil Conference. Um dos temas centrais abordados foram os acordos envolvendo empresas públicas e, nessa frente, o Governo deve passar a olhar mais para concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) do que para as privatizações.
“Vamos continuar fazendo concessões, pois há poucas oportunidades para a privatização. Muitas das empresas neste perfil devem ser extintas”. No modelo de concessões, o ativo público é concedido à iniciativa privada por um determinado período, enquanto na privatização a venda é definitiva.
Entre as ações nessa frente, o chefe do executivo estadual citou o leilão do trecho norte do Rodoanel em 2023, que foi bem-sucedido e já está em obras. A previsão é que a operação parcial, ligando a Dutra a Guarulhos, seja finalizada em 2025, com a conclusão total das obras em 2026. Trens intercidades para distâncias mais longas, para interior e litoral, também devem entrar na pauta do governo nos próximos anos.
As parcerias se ampliam, também, nas linhas de trens. A nova contratação com obra em execução na Linha 17, com o primeiro trem finalizando a montagem em setembro e início de testes em 2025 foi um dos exemplos. O Governador de São Paulo ainda lembrou avanços nas Linhas 2, 4 e 6.
Além das concessões, as PPPs também devem avançar. Segundo Tarcísio, “o formato também será adotado para a ligação via túnel Santos-Guarujá, prevista para começar no ano que vem”.
Privatização da Sabesp protege a empresa e amplia serviços
Tarcísio tem as privatizações citadas como prioridade desde a sua campanha para o cargo, em 2022. Neste ano, concluiu a da Sabesp, em “um dos projetos mais importantes do Governo do Estado”.
Saiba mais
- Expansão das apostas online eleva inadimplência, afirma Campos Neto
- J. Safra Brazil Conference 2024: confira a programação
- Acompanhe a cobertura completa da J. Safra Brazil Conference
“A privatização protege a empresa”, para Tarcísio. “Pelos acordos com municípios, que tem prazos diferentes, a Sabesp tinha potencial de se tornar deficitária muito rápido. Serão 260 bilhões em investimento previstos até o final do contrato”.
Além disso, o Governador falou sobre a ampliação de atendimento de ao menos um dos serviços da empresa para um milhão de pessoas. “Na medida que estruturarmos as concessões envolvidas com a Sabesp, a ideia é ampliar a atuação da empresa para outros Estados”, finalizou.