Tarifas de Trump podem afetar ações da Fras-le e Randon
A tarifa base atual dos EUA sobre importações automotivas é de 2,5%, e as novas taxas estão previstas para entrar em vigor em 2 de abril
28/03/2025
O anúncio do governo norte-americano abre caminho para que as tarifas sejam estendidas a novos produtos destinados ao setor automotivo | Foto: Getty Images
As tarifas de importações anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem afetar empresas do setor de bens de capital, segundo análise dos especialistas do Banco Safra.
No dia 26 de março, o presidente dos EUA anunciou uma tarifa de 25% sobre as importações globais de:
- (i) veículos de passageiros (incluindo sedans, SUVs, crossovers, minivans e vans de carga);
- (ii) caminhonetes leves; e
- (iii) autopeças, como motores, transmissões, componentes do trem de força e sistemas elétricos.
O anúncio do governo norte-americano também abre caminho para que as tarifas sejam estendidas a peças adicionais, se necessário.
Os analistas do Banco Safra destacam que ônibus e caminhões pesados não estão incluídos neste anúncio inicial e mais detalhes são esperados em breve.
A tarifa base atual dos EUA sobre importações automotivas é de 2,5%, e as novas taxas estão previstas para entrar em vigor em 2 de abril.
Para as empresas sob cobertura do Banco Safra, são esperados impactos ligeiramente negativos para Fras-le (FRAS3) e Randon (RAPT4) e um impacto neutro para Marcopolo.
Saiba mais
- 5 ações para aproveitar o desconto de 35% no valor da Bolsa brasileira
- Safra é o melhor banco em fundos de ações, segundo a FGV
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Fras-le e Randon estão entre os maiores fabricantes de autopeças do País
A Fras-le é uma das maiores fabricantes de peças automobilísticas do Brasil e um dos maiores fabricantes mundiais de material de fricção para freios, atendendo os segmentos de montadoras e reposição. A companhia desenvolve, produz e comercializa produtos para automóveis, motos, veículos pesados, aviação, e também para as linhas ferroviária e industrial.
A Randon produz carrocerias, reboques, semirreboques e vagões ferroviários em quatro unidades industriais no Brasil e duas no exterior e possui um centro de distribuição no Sudeste do país. É a principal exportadora brasileira do segmento, com uma fatia de 70% do setor e seus produtos circulando em mais de 70 países.

