Privatização da Eletrobras será analisada pelo TCU na quarta-feira, 8
Órgão avaliará os impactos setoriais e os efeitos que a privatização produzirá para a União e aos consumidores de energia do País
04/12/2021O Tribunal de Contas da União (TCU) vai deliberar sobre a privatização da Eletrobras (ELET6) em sua última sessão do ano, no dia 8 de dezembro.
Sendo assim, o TCU deve avaliar o bônus de outorga e o preço mínimo da capitalização que o governo pretende fazer no início de 2022, na B3, a bolsa de valores brasileira.
Saiba mais
- Safra mantém recomendação de compra para ações da Eletrobras
- Setor elétrico é opção de refúgio contra oscilações da Bolsa de Valores
- Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
De acordo com a pauta divulgada no site do TCU, o órgão avaliará os impactos setoriais da privatização e os efeitos que ela produzirá para a União e aos consumidores de energia do País.
No governo a expectativa é que o processo seja aprovado, permitindo a oferta de ações no primeiro trimestre de 2022, possivelmente em abril.
Contudo, há dúvidas em relação ao avanço deste processo, uma vez que o ministro do TCU e relator do processo, Aroldo Cedraz teria encaminhado um ofício ao Ministério de Minas e Energia (MME) informando que o corpo técnico da instituição “identificou falhas na modelagem econômico-financeira”.
Estas falhas somam, em valores absolutos, R$ 16,2 bilhões, dos quais R$ 5,6 bilhões já foram reconhecidos pelo MME, mediante compromisso formal, subscrito por sua secretaria-executiva, de se promover as devidas correções.
A privatização da Eletrobras é tida como positiva pelo mercado de forma geral, uma vez que deve acelerar programas de desinvestimento e redução de custos e melhorar a alocação de capital e a gestão de passivos da companhia.
Sobre a Eletrobras (ELET6)
As Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras) é constituída sob a forma de sociedade por ações de capital misto.
A empresa tem como atribuição a promoção de estudos, projetos de construção e operação de usinas de geração, linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
A Eletrobras é responsável pela administração de programas de governo voltados para o desenvolvimento do setor elétrico. (Com AE)