8 tecnologias essenciais para os negócios no futuro
Estudo aponta quais são os avanços mais importantes dentro de 250 analisados para as empresas até os próximos cinco anos
12/02/2021É consenso que o uso intenso de tecnologia nos negócios se tornou essencial para a sobrevivência e criação de vantagens competitivas em qualquer empresa. Com tantos avanços a cada ano, escolher em quais tecnologias investir se tornou uma tarefa complexa.
Por isso, a consultoria PwC analisou 250 inovações e listou as oito tecnologias essenciais aos negócios até os próximos cinco anos.
Cada vez mais os líderes das grandes empresas compreendem que tecnologia e negócios andam lado a lado.
De acordo com a pesquisa anual global com CEOs feita pela própria PwC, 69% dos executivos estão preocupados com a velocidade da mudança tecnológica e se esforçando para acompanhar seu ritmo.
No entanto, apenas 20% disseram ter feito progresso significativo para entender mais sobre tecnologia e suas possíveis implicações potenciais para os negócios.
Convergência tecnológica
O estudo pontua que, mais do que os avanços em si, a régua que separará corporações prósperas do restante é o trabalho com a convergência entre as oito tecnologias.
De acordo com a consultoria, esse encontro entre os avanços listados já está em curso e desencadeando a próxima onda de inovação.
A nova onda multiplicará a capacidade de trabalhar melhor, com mais inteligência e de forma mais fácil, projeta a PwC.
Os temas gerados pela convergência das oito tecnologias essenciais aos negócios nos próximos anos são: automatização da confiança, interfaces imersivas, realidade estendida, autonomia no trabalho, reflexo digital e redes hiperconectadas.
8 tecnologias essenciais aos negócios
- Blockchain
É um banco de dados digital distribuído que usa algoritmos para registrar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. O registro de eventos é compartilhado entre várias partes e as informações, uma vez inseridas, não podem ser alteradas. - Drones
Esses veículos aéreos não tripulados são controlados remotamente e já são bem utilizados para diversos propósitos, como segurança vigilância, pesquisa, esporte, cinematografia e entregas. - Impressão 3D
A impressão 3D cria objetos tridimensionais com base em modelos digitais superpondo ou “imprimindo” camadas sucessivas de materiais. Essa impressão utiliza materiais como plástico, metal e, mais recentemente, vidro e madeira para materializar um objeto. Ela tem o potencial de transformar grandes empresas, pequenos negócios e salas de estar em fábricas. - Inteligência artificial (IA)
A IA consiste no desenvolvimento de programas de computador que podem aprender a raciocinar, planejar e agir quando bombardeados com dados, assim como um humano. O aprendizado de uma máquina é realizado por meio de algoritmos e traz um enorme potencial para a criação de produtos e serviços relevantes. - Internet das Coisas (IoT)
É uma rede de objetos físicos – dispositivos, veículos, eletrodomésticos – incorporados com sensores, software, conectividade de rede e capacidade de computação que permite coletar e trocar dados, além de agir com base neles, geralmente sem intervenção humana. - Realidade aumentada
Essa tecnologia é uma sobreposição visual ou de áudio no mundo físico que usa informações digitais contextualizadas para ampliar a visão do usuário sobre o mundo real. Os óculos inteligentes habilitados para a realidade aumentada ajudam empregados de depósitos a executar pedidos com precisão, fabricantes de aviões a montar as aeronaves e os eletricistas a fazer reparos. - Realidade virtual
A realidade virtual elimina as limitações logísticas. Em uma simulação gerada por computador de uma imagem tridimensional ou de um ambiente, os usuários podem recorrer a equipamento especial para interagir com a simulação de maneira realista. As indústrias de jogos já utiliza intensamente essa tecnologia. - Robótica
Já entre os humanos, os robôs são máquinas com capacidade avançada de detecção, controle e inteligência usadas para automatizar, ampliar ou apoiar as atividades humanas. As aplicações estão transformando as operações industriais e não industriais, ajudando tanto em atividades perigosas quanto em tarefas domésticas.
A análise dos temas gerados pela convergência das tecnologias essenciais aos negócios feita pela PwC está disponível no site da consultoria.