close

8 tecnologias essenciais para os negócios no futuro

Estudo aponta quais são os avanços mais importantes dentro de 250 analisados para as empresas até os próximos cinco anos

Agricultor usando drone para pulverizar plantação. Tecnologia é uma das essenciais aos negócios no futuro

Uso de drones e inteligência artificial (IA) estão entre as tecnologias indispensáveis para os negócios | Foto: Getty Images

É consenso que o uso intenso de tecnologia nos negócios se tornou essencial para a sobrevivência e criação de vantagens competitivas em qualquer empresa. Com tantos avanços a cada ano, escolher em quais tecnologias investir se tornou uma tarefa complexa.

Por isso, a consultoria PwC analisou 250 inovações e listou as oito tecnologias essenciais aos negócios até os próximos cinco anos.

Cada vez mais os líderes das grandes empresas compreendem que tecnologia e negócios andam lado a lado.

De acordo com a pesquisa anual global com CEOs feita pela própria PwC, 69% dos executivos estão preocupados com a velocidade da mudança tecnológica e se esforçando para acompanhar seu ritmo.

No entanto, apenas 20% disseram ter feito progresso significativo para entender mais sobre tecnologia e suas possíveis implicações potenciais para os negócios.

Convergência tecnológica

O estudo pontua que, mais do que os avanços em si, a régua que separará corporações prósperas do restante é o trabalho com a convergência entre as oito tecnologias.

De acordo com a consultoria, esse encontro entre os avanços listados já está em curso e desencadeando a próxima onda de inovação.

A nova onda multiplicará a capacidade de trabalhar melhor, com mais inteligência e de forma mais fácil, projeta a PwC.

Os temas gerados pela convergência das oito tecnologias essenciais aos negócios nos próximos anos são: automatização da confiança, interfaces imersivas, realidade estendida, autonomia no trabalho, reflexo digital e redes hiperconectadas.

8 tecnologias essenciais aos negócios

  • Blockchain
    É um banco de dados digital distribuído que usa algoritmos para registrar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato. O registro de eventos é compartilhado entre várias partes e as informações, uma vez inseridas, não podem ser alteradas.
  • Drones
    Esses veículos aéreos não tripulados são controlados remotamente e já são bem utilizados para diversos propósitos, como segurança vigilância, pesquisa, esporte, cinematografia e entregas.
  • Impressão 3D
    A impressão 3D cria objetos tridimensionais com base em modelos digitais superpondo ou “imprimindo” camadas sucessivas de materiais. Essa impressão utiliza materiais como plástico, metal e, mais recentemente, vidro e madeira para materializar um objeto. Ela tem o potencial de transformar grandes empresas, pequenos negócios e salas de estar em fábricas.
  • Inteligência artificial (IA)
    A IA consiste no desenvolvimento de programas de computador que podem aprender a raciocinar, planejar e agir quando bombardeados com dados, assim como um humano. O aprendizado de uma máquina é realizado por meio de algoritmos e traz um enorme potencial para a criação de produtos e serviços relevantes.
  • Internet das Coisas (IoT)
    É uma rede de objetos físicos – dispositivos, veículos, eletrodomésticos – incorporados com sensores, software, conectividade de rede e capacidade de computação que permite coletar e trocar dados, além de agir com base neles, geralmente sem intervenção humana.
  • Realidade aumentada
    Essa tecnologia é uma sobreposição visual ou de áudio no mundo físico que usa informações digitais contextualizadas para ampliar a visão do usuário sobre o mundo real. Os óculos inteligentes habilitados para a realidade aumentada ajudam empregados de depósitos a executar pedidos com precisão, fabricantes de aviões a montar as aeronaves e os eletricistas a fazer reparos.
  • Realidade virtual
    A realidade virtual elimina as limitações logísticas. Em uma simulação gerada por computador de uma imagem tridimensional ou de um ambiente, os usuários podem recorrer a equipamento especial para interagir com a simulação de maneira realista. As indústrias de jogos já utiliza intensamente essa tecnologia.
  • Robótica
    Já entre os humanos, os robôs são máquinas com capacidade avançada de detecção, controle e inteligência usadas para automatizar, ampliar ou apoiar as atividades humanas. As aplicações estão transformando as operações industriais e não industriais, ajudando tanto em atividades perigosas quanto em tarefas domésticas.

A análise dos temas gerados pela convergência das tecnologias essenciais aos negócios feita pela PwC está disponível no site da consultoria.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra