Tempestade de poeira assusta municípios de São Paulo e Minas
Um fenômeno climático raro, causado pela estiagem, queimadas, ventos e chuva, provocou tempestade de areia e gigantescas nuvens escuras
26/09/2021Tempestades de poeira atingiram diversas cidades do interior do estado de São Paulo na tarde deste domingo, 26, com impressionantes imagens em municípios como Presidente Prudente, Franca, Jales, Araçatuba, Barretos, Araçatuba e outras localidades.
Após meses de estiagem, tempo seco e anda de queimadas, os fortes ventos levantaram poeira e fumaça que formaram nuvens escuras gigantescas. Em seguida, fortes chuvas fizeram a poeira baixar.
Tempestade de poeira fechou aeroporto
O Aeroporto de Ribeirão Preto chegou a ter rajadas de 92,7 km/h antes da chuva que foi muito forte e com trovoadas. Nas redes sociais circulam relatos do fenômeno que assustou muita gente.
O portal do Estadão entrevistou a meteorologista Estael Sias, da MetSul, que comparou a tempestade de areia de hoje aos fenômenos comuns em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”.
Os temporais com ventos fortes em contato com o solo seco, com resquícios de queimadas e muita poeira, criam um “rolo compressor de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura”.
Saiba mais:
- Aquecimento global acelera mais que o previsto
- Joaquim Levy: Setor financeiro deve liderar agenda socioambiental
- COE Energia Limpa é opção para quem quer investir e cuidar do planeta
A tempestade de poeira chegou a municípios também de Minas Gerais próximos do estado paulista, informou o site da empresa MetSul de meteorologia.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram, em média, rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior de São Paulo, mas o vento foi superior em muitas cidades, informou a MetSul.