close

Tesla faz recall de 135 mil veículos nos EUA

Dois modelos da montadora, o Model S e o esportivo Model X, apresentam falha em tela sensível que pode atrapalhar direção

Recall da Tesla

Modelo Tesla Model S que terá recall por fala em tela sensível | Foto: Divulgação

A Tesla, maior fabricante mundial de veículos elétricos, anunciou um recall de 135 mil veículos por falhas na tela sensível ao toque.

Trata-se de uma das maiores ações de segurança da montadora de carros elétricos. As falhas são nos modelos sedãs de luxo Model S e utilitários esportivos Model X

O anúncio vem após a Agência Nacional de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos pedir a ação de recall no mês de janeiro informando que a tela sensível ao toque em alguns modelos pode falhar quando um chip de memória fica sem capacidade de armazenamento, o que afeta funções como descongelamento e funcionalidades de assistência ao motorista.

A agência reguladora disse que o problema afetou cerca de 158 mil veículos, incluindo os sedãs Model S fabricados entre 2012 e início de 2018, e veículos Model X fabricados de 2016 até o início de 2018, informou o Wall Street Journal.

O recall não cobre veículos desse grupo que já foram reparados com um chip de memória maior ou uma tela sensível ao toque atualizada, de acordo com a agência.

Empresa discorda, mas obedece

A Tesla disse em uma carta aos órgãos reguladores que, embora discorde que a questão constituía um defeito nos veículos, decidiu iniciar o recall para concluir a investigação e fornecer uma melhor experiência para os clientes.

“É economicamente, se não tecnologicamente, inviável esperar que tais componentes possam ou devam ser projetados para durar toda a vida útil do veículo”, disse Tesla na carta.

A empresa vendeu cerca de 500 mil veículos globalmente no ano passado, cerca de 40% deles nos EUA, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Motor Intelligence.

Especialistas ouvidos pelo jornal estimam que o recall pode custar cerca de US$ 200 milhões a US$ 250 milhões.

Os reguladores federais disseram que o problema com as telas sensíveis ao toque da Tesla pode levar cerca de cinco a seis anos para se manifestar. A Tesla tentou usar atualizações online para resolver o problema, mas esses esforços foram insuficientes, disseram os reguladores.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra