Teste inédito vai vacinar cidade inteira no interior
Governo de São Paulo vai vacinar 30 mil habitantes da cidade de Serrana, a 277 quilômetros da Capital, para testar imunidade de rebanho
08/02/2021O governo de São Paulo anunciou um teste inédito no mundo de vacinar toda uma cidade para medir parâmetros como uma possível imunidade de rebanho, efeitos econômicos e taxa de transmissão do vírus.
A cidade escolhida é Serrana, a 277 quilômetros da Capital, com população de 39 mil habitantes.
De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, serão 30 mil pessoas imunizadas, ou toda a população acima de 18 anos de idade. Esse será o primeiro estudo do tipo em todo o mundo.
“Queremos provar que, além de eficaz e segura, a vacina também pode reduzir o contágio da covid-19”, disse o governador João Doria.
O estudo terá início no dia 17 deste mês. “Queremos determinar qual o efeito da vacinação em massa sobre a evolução da epidemia. Normalmente, esses dados aparecem após os programas de vacinação, no final do ano”, explicou Covas.
Cidade dormitório
O município foi escolhido por ter uma população pequena, com taxa de infecção elevada e conter um centro de pesquisa ligado ao Estado. Além disso, a cidade é considerada dormitório por grande parte dos moradores de Serrana trabalha em outra cidade.
Serão avaliados no estudo a taxa de transmissão da infecção, a redução do uso do sistema de saúde, a imunidade de rebanho e outros efeitos, como impacto na economia, aceitação da vacinação e eventuais efeitos colaterais.
O Estado de São Paulo já tem 1.851.776 casos confirmados do coronavírus e 54.663 mortes.