Sete em cada dez transações bancárias são feitas por canais digitais
Pesquisa da Febraban mostra que foram feitas 119,5 bilhões de operações em 2021, alta anual de 15% puxada pela adesão ao Pix
22/07/2022O avanço da tecnologia, especialmente do mobile banking, ajudou os canais digitais a se tornarem os principais meios para as transações bancárias no Brasil.
Conforme a 30ª Pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), sete em cada dez operações do tipo são feitas digitalmente.
Saiba mais
- 6 cuidados para se proteger de golpes bancários caso tenha o celular roubado
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Veja como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
De acordo com o levantamento, foram registradas pelas instituições financeiras 119,5 bilhões de transações bancárias em 2021. O volume representa um crescimento de 15% em relação a 2020, impulsionado pelo mobile banking (por meio de dispositivos móveis).
As transações com movimentação financeira por mobile (67,1 bilhões) tiveram um salto de 75% no ano passado ante 2020, puxado pela forte adesão de clientes ao Pix.
No ano passado, foram realizados mais de 4,5 bilhões de pagamentos instantâneos pela plataforma criada pelo Banco Central.
Além disso, o número de usuários que realizam mais de 30 Pix por mês chegou, em março de 2022, a quase 3,9 milhões – um incremento de 809% em relação aos 12 meses anteriores.
Segundo a Febraban, o número de contas correntes abertas de forma digital (mobile banking e internet banking) atingiu 10,8 milhões em 2021, um crescimento de 66% em relação ao ano anterior.
Com essa evolução, pela primeira vez, o número de contas abertas em canais digitais superou o de contas abertas em canais físicos.
Open Finance impulsiona transações e outras operações bancárias digitais
Outro dado que prova a força dos canais digitais em transações bancárias e serviços diversos é o tamanho do Open Finance.
O número de pessoas físicas com consentimento para doação de dados no sistema aberto de dados financeiros cresceu 18%.
A tendência, conforme a Febraban, é que a adesão aumente à medida que o ecossistema, a partir do uso dos dados compartilhados, proporcione a clientes uma experiência bancária com mais conveniência, simplicidade e usabilidade.
A pesquisa da federação foi feita junto à 22 instituições financeiras responsáveis por 87% dos ativos bancários do Brasil. A íntegra pode ser conferida neste link.