Tribunal do Cade aprova aquisição da Gaspetro pela Compass
A operação, que já havia sido aprovada pela Superintêndencia do órgão, foi a julgamento após associações entrarem com recursos
23/06/2022O Cade aprovou ontem (22/06), sem restrições, a aquisição de 51% do capital da Gaspetro pela Compass. A operação, que já havia sido aprovada pela Superintêndencia Geral do órgão, foi a julgamento após associações como a Abrace e ATGás, que eram contra a conclusão da operação, entrarem com recursos.
As associações avaliam que a venda da Gaspetro para a Compass pode prejudicar a competição no setor, uma vez que a companhia está concentrando varias distribuidoras.
Saiba mais
- Presidente da Petrobras pede demissão do cargo
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A Gaspetro é uma holding com participação em 18 companhias de distribuição de gás canalizado em diversos estados do Brasil. Atualmente a empresa tem como acionistas Petrobras, que possui 51% do capital, e o Grupo Mitsui que detém os outros 49%.
A Compass, do Grupo Cosan, atua em operações de trading de energia e na distribuição de gás natural por meio da Comgás e da Sulgás. Para fechar a operação de compra da Gaspetro, a companhia declarou que se necessário venderia até 12 das 18 operações da Gaspetro para a aprovação do Cade,
A venda da Gaspetro tem como base um acordo firmado em 2019 entre a Petrobras e o Cade para abrir o mercado de gás natural brasileiro. Com a conclusão do processo, a Mitsui tem até 90 dias para declarar se irá ou não exercer seu direito de preferência na aquisição da participação da Petrobras.