close

Turismo começa a recuperar patamares de antes da pandemia

Em outubro, 20% das operadoras registraram vendas acima da média histórica; experiências de praia e luxo foram as mais procuradas no Brasil

turismo de luxo

Cruzeiros, resorts e destinos nacionais caracterizam os pacotes mais vendidos pelas operadoras em outubro | Foto: Getty Images

Cerca de 20% das agências de viagem superaram a marca histórica de vendas em outubro, informa a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

De acordo com a organização, as empresas que recuperaram ou ultrapassaram as vendas pré-pandemia em outubro tiveram como saídas principais as viagens de luxo, para praias e de turismo dentro do país.

Segundo o estudo, as férias de verão e os feriados de Natal e réveillon foram responsáveis por 40,4% das vendas de outubro. Também foi registrada uma forte procura pelo próximo feriado de carnaval, previsto para  19 de fevereiro e 6 de março de 2022.

O levantamento mostra ainda que 93% das operadoras de turismo vêm registrando aumento contínuo no faturamento. Além disso, 52% delas alcançaram 50% do faturamento anterior à crise sanitária de covid-19, sendo que 21% já ultrapassou esse índice.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os números tendem a aumentar com a aproximação das festas de fim ano.

“Estamos acompanhando os índices crescentes de atividades turísticas como os setores aéreo, rodoviário, hoteleiro e, agora, dos operadores de turismo. Este verão será um marco da retomada do turismo em nosso país, setor tão importante para geração de emprego e desenvolvimento”, disse o ministro no anúncio.

Luxo puxa o setor de turismo

Os destinos de luxo e praia foram os mais buscados, principalmente com a aproximação do verão. Os atrativos mais buscados foram os de luxo, como resorts e cruzeiros, uma das opções mais buscadas para o carnaval.

Viagens de inverno, ecoturismo e turismo rural também ganharam estão na lista de procuras e reservas não fechadas.

O mercado nacional, por sua vez, representa a maior parcela das comercializações de outubro. No ranking dos destinos, Gramado (RS) lidera a lista, seguido por Natal e Salvador na segunda colocação, e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro em terceiro lugar.

Já Bonito (MS), Jalapão (TO) e São Luís (MA) então entre os destinos com crescimento expressivo nas buscas de viagens no período.

O coordenador-geral de Dados e Informações, Elton Medeiros disse no informe que as principais tendências reveladas pelo estudo refletem a alta do dólar.

“É fato que as viagens domésticas entraram de vez para a cesta de produtos dos turistas nacionais. Além disso, percebemos uma forte tendência para viagens compradas com pouca antecedência, principalmente para destinos próximos e não convencionais. Cidades do interior estão sendo mais procuradas, assim como destinos de natureza”, comentou.

Segundo o boletim, um quarto das vendas foram para embarque no próprio mês e 63% terão embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o 1º semestre 2022 e apenas 6% das viagens foram marcadas para o segundo semestre do próximo ano ou depois.

O Boletim Mensal da Braztoa apontou que os Cruzeiros Marítimos representam 15% das vendas para o carnaval, 12% para o réveillon e 11% para o Natal.

“Os dados são de vendas realizadas em outubro, quando a retomada dos cruzeiros ainda era uma expectativa. Agora que se tornou realidade, este número deve crescer”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, no comunicado.

Com protocolos rigorosas e experiências que oferecem transporte, hospedagem, alimentação e entretenimento em uma única viagem, a navegação vem ganhando força entre as opções escolhidas pelas pessoas e volta às vitrines de agências e operadoras, que representam 90% das vendas desse tipo de turismo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra