close

‘Turismo da desforra’ já tem reservas para o verão

Assim que o Reino Unido anunciou o fim do lockdown, milhares de pessoas saíram em busca de viagens sonhadas no isolamento

turismo da desforra

Hotéis e companhias aéreas já oferecem pacotes para quem está há meses em casa planejando a “viagem dos sonhos” no pós-covid | Foto: Getty Images

Os britânicos iniciaram uma corrida para reservar passagens e hospedagens para as férias de verão. A busca por reservas começou logo depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou que vai levantar paulatinamente, a partir do dia 8 de março, a atual fase do lockdown, iniciada em 4 de janeiro.

O comportamento dos britânicos é um prenúncio de uma tendência que os especialistas em turismo estão chamando de “era da desforra”, quando as pessoas vão tentar recuperar o tempo em que ficaram em confinamento, sem poder viajar.

Algumas companhias já fazem promoções para faturar depois que a vacinação começar a surtir efeito e permitir o relaxamento das restrições. Elas apostam nos turistas que estão há meses trancados em casa planejando a “viagem dos sonhos”.

Algumas das maiores companhias aéreas e empresas de viagens da Grã-Bretanha revelaram um aumento nas reservas de férias para destinos como a Grécia, Espanha e Turquia, já na segunda-feira,22, após o anúncio de Boris Johnson.

Reservas de voos cresceram 337%

A EasyJet declarou ter registrado aumento de 337% nas reservas de voos e um salto de 630% nas reservas de férias para destinos como Alicante, Málaga, Palma, Faro e Creta. Das reservas registradas, a maioria é para agosto, seguida por julho e depois setembro.

A Jet2 viu um aumento de 600% nas reservas de férias de verão após o anúncio, com reservas surgindo para destinos em todo o quadro, incluindo Espanha continental e suas ilhas, Portugal, Grécia, Chipre e Turquia, segundo jornal Daily Mail.

A rede Tui reportou seu melhor dia para reservas em mais de um mês, com os britânicos particularmente interessados em destinos como a Grécia, Espanha e Turquia. As visitas ao site da empresa cresceram 100%.

Especialistas recomendam cuidado

Especialistas em saúde alertam, porém, que ainda é cedo para relaxar nos cuidados. O professor Graham Medley, conselheiro do Grupo Consultivo Científico para Emergências do Reino Unido, declarou ao jornal que não recomendaria viagens antes de 2023.

‘Acho que é um momento de cautela, pois a vacinação vai bem no Reino Unido, mas não vai tão bem em outros países”.

O executivo-chefe da EasyJet, Johan Lundgren, disse à BBC que existe grande demanda reprimida, e que o sinal do governo foi positivo.

A companhia aérea colocou voos para a primavera de 2022 à venda antecipadamente oferecendo mais de 110 mil voos para centenas de destinos em toda a Europa, após o aumento na demanda por reservas de voos e férias

Amanda Matthews, diretora executiva e proprietária da rede de agências de viagens de luxo Designer Travel, disse que sua empresa registrou o dobro do número habitual de consultas na segunda-feira.

Reservas em hotéis cresceram 239%

Dados divulgados pela Avvio, que fornece tecnologia para mais de 500 hotéis em todo o mundo, revelaram que a demanda por hotéis em agosto já aumentou 239%, e para julho, 166%.

O diretor comercial da Avvio, Michael De Jongh, disse que a empresa viu um aumento nos turistas reservando hotéis no Reino Unido, com o preço médio para uma estadia de sete dias chegando a 1,7 mil libras, o equivalente a R$ 12,3 mil.

“Todos nós tivemos um ano difícil e as pessoas estão desesperadas para fugir neste verão”, afirmou.

“Muitos consumidores acham que é muito arriscado reservar viagem para o exterior, então eles estão usando o dinheiro para ficar em hotéis mais caros em seu próprio país”, acrescentou.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra