close

Ultrapar eleva ganhos com alta dos preços dos combustíveis

Dono das redes Ipiranga e Ultragaz, o grupo Ultrapar (UGPA3) tem recomendação neutra pelo Banco Safra, com preço-alvo de R$ 20,60

Posto Ipiranga

A Ultrapar encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 8,2 bilhões, equivalente a 2,2x o EBITDA, abaixo dos R$ 13,4 bilhões e 3,1x do período anterior | Foto: Getty Images

Os resultados da Ultrapar (UGPA3) no segundo trimestre de 2022 foram beneficiados por maiores volumes e preços em todas as divisões de negócios.

O EBITDA ajustado das operações continuadas de R$ 1,1 bilhão foi 26% superior na comparação trimestral e reflete maiores volumes e preços na Ipiranga, onde os volumes cresceram 5% sequencialmente e o EBITDA de R$ 134/m3 foi 21% superior no trimestre, e também na Ultragaz.

Saiba mais

Comparado à projeção do Banco Safra, o EBITDA trimestral foi 2% menor, pois resultados operacionais melhores do que o esperado na Ultragaz (preços mais altos) e Ultracargo (preços e volumes mais altos) foram levemente ofuscados por margens menores do que o previsto na Ipiranga (R$ 134/m3 ante R$ 146/m3 expectativa) e maiores despesas de manutenção.

O lucro líquido das operações continuadas de R$ 390 milhões no trimestre foi significativamente superior aos R$ 108 milhões do primeiro trimestre de 2022, como resultado de melhores resultados operacionais e utilização de créditos fiscais no segundo trimestre de 2022.

Os volumes da Ipiranga cresceram 5% no trimestre para 5.629 m3, superando nossa projeção em 2%.

Auxiliado pela sazonalidade, o volume de diesel foi de 3.047 m3 no segundo trimestre de 2022, um aumento de 9% no trimestre e de 6% na comparação com as estimativas, e as vendas do ciclo Otto atingiram 2.472 m3, estável em uma base trimestral.

O EBITDA ajustado foi de R$ 754 milhões, alta de 27% na comparação trimestral, e o EBITDA/m3 foi de R$ 134, crescimento de 21% no trimestre, refletindo preços e volumes mais elevados.

Os volumes da Ultragaz cresceram 7% em relação ao primeiro trimestre de 2022 e totalizaram 425 mil toneladas, também em função da sazonalidade.

As vendas engarrafadas e a granel atingiram, respectivamente, 281 mil toneladas, alta de 6% no trimestre, e 144 mil toneladas, com crescimento de 8% na comparação trimestral. O EBITDA cresceu 22% e atingiu R$ 261 milhões no trimestre, devido ao aumento de volumes e preços.

O EBITDA da Ultracargo foi de R$ 130 milhões (crescimento de 14% no trimestre), refletindo os maiores volumes vendidos, que atingiram 3.411 mil m3, aumento de 6% na comparação trimestral, e o ramp up do terminal de Vila do Conde.

A Ultrapar encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 8,2 bilhões, equivalente a 2,2x o EBITDA ajustado, abaixo dos R$ 13,4 bilhões e 3,1x do primeiro trimestre de 2022, respectivamente.

Parte do caixa recebido em abril com a venda da Oxiteno foi utilizado para recompra de títulos em circulação.

Vale a pena investir em UGPA3?

  • Ultrapar é uma empresa premium no Brasil, com sólido histórico de resultados e alta qualidade na equipe de gestão;
  • Possui sólido fluxo de caixa e negócios muito sustentáveis, oferecendo assim um investimento de baixo risco;
  • Provou ser capaz de ajustar sua estratégia em diferentes condições de mercado.

Quais os principais riscos de UGPA3?

  • A Petrobras é o principal fornecedor de combustíveis e GLP no Brasil, e mudanças na política de preços ou no fornecimento podem afetar as margens do grupo;
  • Como o setor é altamente sensível à economia, pode haver mudanças nos impostos e encargos do governo que afetem materialmente as estimativas.

Sobre o Ultrapar (UGPA3)

O Ultrapar é hoje um dos principais grupos empresariais do país. A companhia mantém posições de liderança nos segmentos de negócios em que atua: distribuição e varejo especializado, por meio da Ipiranga, no setor de combustíveis; da Ultragaz, no segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); e Extrafarma, no varejo farmacêutico; indústria de especialidades químicas, por intermédio da Oxiteno; armazenagem de granéis líquidos, por meio da Ultracargo.

A inovação é aplicada de maneira contínua no desenvolvimento de novos produtos. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade vai além das usuais iniciativas operacionais, transformando-a em elemento indispensável em modelos de negócios. O desenvolvimento de produtos à base de matérias-primas sustentáveis, como faz a Oxiteno, e a definição de novos conceitos para modelos de negócios já consagrados, como o Posto Ecoeficiente da Ipiranga, são exemplos dessa visão.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra