close

Uma história de pescador com final feliz

Andando em uma praia da Tailândia, pescador encontrou pérola rara avaliada em cerca de 250 mil libras, o equivalente a R$ 1,8 milhão

Pérola

Formadas naturalmente no interior de conchas e ostras, as pérolas alcançam valores elevados no mercado de joias | Foto: Getty Images

Um pescador pobre da Tailândia encontrou uma pérola rara avaliada em 250 mil libras, o equivalente a R$ 1,8 milhão.

Hatchai Niyomdecha, 37 anos, estava pegando conchas com sua família quando encontrou a pérola de cor laranja na província de Nakhon Si Thammarat, no dia em 27 de janeiro, segundo o jornal Daily Mail.

Hatchai encontrou na praia uma boia arrastada pelo mar com várias conchas, incluindo três em formato de caracol, que seu irmão Worachat Niyomdecha levou para casa.

Eles deram as conchas ao pai, Bangmad Niyomdecha, de 60 anos, que descobriu a pérola ao limpá-las. Ele descobriu que se tratava de uma pérola rara encontrada em conchas em formato de caracol, e não em ostras como as pérolas comuns.

A pérola natural encontrada pelo pescador é produzida por caracóis marinhos conhecidos como Melo Melo.

Como se formam as pérolas

As gemas são formadas pelas secreções liberadas pela concha para reduzir seu desconforto com alguma substância estranha que entra em seu organismo.

Ao longo de vários anos, várias camadas sobrepostas formam as pedras perfeitamente redondas que alcançam grande valor no mercado.

As pérolas variam de marrom a amarelo ou laranja, dependendo da cor da casca do caracol em que a gema foi cultivada.

Pérolas de Melo Laranja aparecem em apenas uma de cada milhares de conchas, o que explica o seu preço elevado.

As pedras preciosas são encontradas no Mar do Sul da China, em águas rasas ao largo da costa do Vietnã, Tailândia e Mianmar.

Pedra preciosa mudou o destino da família

O pescador que encontrou as conchas contou ter sonhado dias antes com um velho de longos bigodes brancos que lhe dizia para ir à praia para receber um presente.

“Acho que ele me levou a encontrar a pérola que não vai apenas mudar minha vida, mas o meu destino e de toda a minha família”.

O pescador foi assediado por vários interessados, até fechar com um chinês que quer ir pessoalmente ver a pérola antes de pagar. Ele deve ir à Tailândia nos próximos dias para transformar a história do pescador com um final feliz.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra