Europa investiga Google por suposto abuso em anúncios
Ação verifica se a companhia estaria restringindo acesso a dados de usuários para terceiros que queiram concorrer com anúncios
22/06/2021A União Europeia (UE) abriu uma investigação antitruste formal sobre alegações de que o Google estaria abusando de sua posição dominante no setor de anúncios de tecnologia.
A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse nesta terça-feira, 22, que a investigação vem ocorrendo de maneira informal desde pelo menos 2019.
O processo da União Europeia vai verificar se o Google está prejudicando a concorrência ao restringir acesso por terceiros a dados de usuários com o propósito de fazer anúncios em sites ou aplicativos e, ao mesmo tempo, reservando os dados para uso próprio.
“Serviços de anúncios online estão no centro de como o Google monetiza seus serviços online”, disse a comissária da UE para concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.
“Nossa preocupação é que o Google tenha tornado mais difícil para que rivais compitam na área de anúncios de tecnologia”, acrescentou.
Mais processos sobre o Google na Europa
A gigante de tecnologia do Vale do Silício recentemente sofreu uma derrota dentro da União Europeia no mesmo sentido.
A empresa foi condenada a pagar uma multa de 220 milhões de euros – R$ 1,3 bilhão – à Justiça da França.
As autoridades francesas alegaram que a empresa abusou de seu papel de liderança no setor de publicidade digital.
Além do Google, a Europa como um todo mira outras companhias de tecnologia como Apple, Amazon e Facebook em ações antitruste. (AE)