Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em aviões e aeroportos
A liberação do uso de máscaras foi tomada diante das projeções que indicam que não é esperado aumento no número de óbitos no país
17/08/2022A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que o uso de máscara deixa de ser obrigatório em aeroportos e aviões. A justificativa foi a de que o avanço da vacinação contra a covid-19 e, consequentemente, a redução do número de óbitos nos últimos meses, torna o uso de máscaras desnecessário.
“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, informou a agência.
Saiba mais
- Varíola dos macacos: nota oficial do Ministério da Saúde alerta sobre prevenção
- País mais fechado do mundo na pandemia, Nova Zelândia reabre para turistas
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Segundo a Anvisa, a liberação do uso de máscaras foi tomada diante das projeções que indicam que não é esperado aumento no número de óbitos mesmo com a flexibilização total do uso de máscaras pela população.
Máscaras e distanciamento físico previnem o contágio, destaca a Anvisa
“A agência, durante toda a pandemia, acompanhou o cenário epidemiológico do país, de forma que pudesse adotar medidas sanitárias proporcionais ao risco para proteger a saúde da população”, informou a Anvisa.
A agência destacou que o uso de máscaras e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas, especialmente para pessoas vulneráveis ou com sintomas gripais.