Vacina chinesa por inalação entra em fase de testes
Laboratório CanSino Biologics informou que vai começar os testes clínicos da vacina inalável que dispensa agulhas
19/04/2021A farmacêutica chinesa CanSino Biologics iniciará testes clínicos para uma vacina contra a covid-19 que será administrada por inalação.
Os testes da vacina começam na próxima semana, disse o co-fundador e executivo-chefe da empresa, Xuefeng Yu, em entrevista à rede CNBC.
As taxas de eficácia das vacinas contra a covid na China foram consideradas inferiores às desenvolvidas pela Pfizer-BioNTech e Pela Moderna.
No início deste mês, o diretor do Centro Chinês de Controle de Doenças reconheceu publicamente que as vacinas chinesas “não têm taxas de proteção muito altas” e que estava considerando dar às pessoas diferentes vacinas para aumentar a eficácia.
Vacina pode ser mais eficaz, diz cientista
Yu disse à CNBC que uma vacina chinesa por inalação poderia ser mais eficaz do que as injetadas, já que o coronavírus entra no corpo humano através das vias aéreas.
O CanSinoBIO está desenvolvendo a vacina de inalação em parceria com o Instituto de Biotecnologia de Pequim.
A vacina vetorial Adenovírus Tipo 5 da empresa — ou Ad5-nCoV — administrada por injeção já foi aprovada para uso na China e em vários outros países.
Empresa pesquisa vacina para tuberculose
Yu explicou que, teoricamente, uma vacina inalada poderia fornecer proteção adicional ativando anticorpos ou células T – glóbulos brancos que são vitais para o sistema imunológico – nas vias aéreas.
Se essa camada de proteção falhar e o vírus viajar mais fundo no corpo, outras partes do sistema imunológico ainda podem combater o vírus, acrescentou Yu.
O CEO disse que a empresa tem usado o mesmo conceito para desenvolver uma vacina de inalação para tuberculose.
A China foi o primeiro país a relatar casos de Covid-19 no final de 2019 e parece ter contido em grande parte o surto. O país disse que pretende vacinar 40% de sua população até junho.