close

Vacina de dose única é aprovada nos EUA

Com mais de 517 mil mortes pela covid-19, Estados Unidos aprovam uso da vacina Janssen, a terceira disponível no país

vacina dose única

Vacina de dose única está na fase 3 do estudo clínico no Brasil, informou o laboratório | Foto: Getty Images

A primeira vacina de dose única contra a Covid-19, desenvolvida pela Johnson & Johnson, foi autorizada para uso emergencial nos Estados Unidos, o que deve contribuir para o combate da pandemia mais mortal em mais de um século.

A autorização da vacina chamada Janssen foi anunciada neste fim de semana. É a terceira autorizada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês).

Neste domingo, 28, os conselheiros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) votaram esmagadoramente pela recomendação da vacina para adultos com 18 anos ou mais.

Os membros do grupo enfatizaram que todas as três vacinas agora disponíveis nos EUA são altamente protetoras contra os piores efeitos do vírus, incluindo hospitalização e morte.

A vacina Janssen tem estudo clínico em andamento no Brasil na fase 3, informou a empresa.

A Johnson &Johnson já começou a enviar vacinas para o governo dos EUA, que está gerenciando a distribuição. Isso indica que as primeiras doses podem ser administradas nos próximos dias.

Mas o laboratório multinacional tem apenas 4 milhões de doses prontas para enviar imediatamente. A empresa disse que deve entregar 20 milhões de doses até o final de março. Até o fim de junho o número deve chegar a 100 milhões de doses.

A J&J informou que sua vacina apresenta eficácia de 85% contra casos graves da doença. O imunizante, contudo, teve eficácia menor sobre variantes do coronavírus identificadas na África do Sul e no Reino Unido.

“Não podemos baixar a guarda”, diz Biden

“Há luz no fim do túnel, mas não podemos baixar a guarda agora. Devemos continuar vigilantes, agir rápido e agressivamente e cuidar uns dos outros”, disse o presidente Joe Biden.

A adição da vacina de dose única vem em um momento ainda complicado da pandemia nos Estados Unidos. Apensar de haver os primeiros sinais de queda de novos casos e mortes, os números ainda são preocupantes. Mais de 517 mil americanos já morreram de covid-19.

Além disso, novas variantes estão se espalhando. Mais de 2,1 mil casos ligados a variantes identificadas pela primeira vez no Reino Unido, África do Sul e Brasil já foram detectados nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

A vacina da Johnson &Johnson não tem a mesma eficácia das vacinas da Pfizer, fabricada em parceria com a BioNTech, e da Moderna, já autorizadas.

Dose única simplifica e acelera vacinação

Mas a dose única poderia simplificar e acelerar muito a vacinação, que tem sido complicada pela necessidade de dar duas doses, com três ou quatro semanas de intervalo, conforme exigido pelas duas vacinas já liberadas.

A vacina J&J também tem requisitos de temperatura mais favoráveis para distribuição e armazenamento, facilitando a distribuição, especialmente em áreas rurais, que carecem de freezers caros para guardar os imunizantes.

Além disso, as vacinas Pfizer e Moderna podem ser armazenadas por mais tempo a temperaturas mais altas do que se pensava inicialmente, mas o armazenamento e manuseio da vacina da J&J é ainda mais fácil. A vacina da Pfizer pode ser armazenada em uma geladeira normal por cinco dias, enquanto as J&J’s podem ficar guardadas por pelo menos três meses. (Com AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra