close

Vacinação no Brasil começa na próxima terça, 19

Governo federal planeja aplicar primeiras doses em idosos e profissionais de saúde, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa

Vacinas

Governo federal quer lançar programa em cerimônia no Palácio do Planalto com governadores / Foto: Getty Images

O Ministério da Saúde planeja iniciar a vacinação contra a covid-19 no País no dia 19 de janeiro. As primeiras vacinas devem ser aplicadas em um evento no Palácio do Planalto, apesar de o próprio presidente Jair Bolsonaro afirmar que não pretende ser imunizado.

A ideia é aproveitar a presença dos governadores em Brasília em reunião já agendada com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. “Brasil imunizado, somos uma só nação”, é o slogan planejado para a cerimônia, que ainda não foi confirmada.

No domingo a Anvisa pode anunciar a autorização para uso emergencial da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, e também do imunizante da Oxford-Astrazeneca, que está sendo fabricada pelo Instituto Fiocruz.

A intenção do Ministério da Saúde é vacinar uma pessoa idosa e um profissional de saúde no lançamento do programa de vacinação. O Palácio do Planalto afirma que ainda não há cerimônia prevista, mas o assunto está em discussão no Ministério da Saúde, com o aval do ministro Pazuello.

Isolamento social continua importante

O ministro Eduardo Pazuello defendeu, nesta sexta-feira, 13, a importância de os brasileiros continuarem seguindo as recomendações das autoridades de saúde como forma de tentar conter o aumento do número de casos do novo coronavírus (covid-19).

“Todo mundo deve estar focado em salvar vidas. Cada um no seu papel. Se o papel da pessoa é se prevenir para não ficar doente, tomar seus cuidados, manter o afastamento social, este é o papel dela”, disse o ministro, em Manaus, onde apresentou um balanço das ações dos governos federal e estadual para tentar controlar a disseminação do coronavírus no estado.

“Temos que nos cuidar. Temos que seguir as orientações dos gestores. Não adianta lutar contra isto”, disse Pazuello após afirmar que todos têm que colaborar para que o país consiga superar a doença. “O papel das equipes de mídia é informar, manter a população a par do que está acontecendo para que ela fique calma e confie em quem está trabalhando. O dos empresários é manter suas estruturas funcionando para preservar os empregos das pessoas, mas com a devida prevenção e cuidados médicos”.

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina induz à produção de anticorpos, mas isto não acontece no dia seguinte. A literatura [médica] fala em 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e, no dia 22 estar na rua fazendo festa”, alertou Pazuello. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra