Vacinados redescobrem as pequenas alegrias
Os primeiros americanos a serem vacinados redescobrem os prazeres da rotina diária, e valorizam as pequenas alegrias
02/02/2021O que você pretende fazer depois de tomar a vacina contra a covid-19?
Muita gente faz planos de fazer a viagem dos sonhos, mas as primeiras pessoas que estão sendo vacinadas nos Estados Unidos na verdade estão redescobrindo a felicidade em coisas bem simples, segundo uma reportagem do Wall Street Journal.
De repente, as pequenas alegrias da vida, do tipo que normalmente seriam ignoradas ou passam despercebidas, estão sendo redescobertas com grande satisfação.
Sergio Tristán, de 65 anos, funcionário público aposentado, disse ao jornal que realmente sentiu falta de apertar seus próprios tomates no supermercado na hora de escolher.
Ele recebeu recentemente a primeira dose da vacina Covid-19 da Moderna e a segunda está marcada para o início de fevereiro. “Pegar os tomates na loja faz uma grande diferença”, afirma o aposentado.
Assim como as compras de supermercado, caminhadas no parque ou ida a uma agência dos correios são algumas das escolhas que os primeiros americanos vacinados comentam que querem fazer.
O valor das coisas prosaicas
Com os cinemas, bares, clubes e restaurantes ainda fechados, não restam muitas alternativas se não valorizar coisas mais prosaicas do cotidiano.
“Tudo está fechado aqui”, disse Crisoforo Moreno, um encanador aposentado de 84 anos em Los Angeles. Ele já tomou duas doses da vacina mas não tem grandes planos.
Dennis Littley, 67, um chef aposentado que virou blogueiro de comida e viagens durante a pandemia, havia agendado uma viagem para a Europa com a esposa em março do ano passado. A viagem rica em passeios culinários pela Sicília, Roma e Verona teve de ser cancelada.
Chef tem saudades de um cheeseburger
Littley comeu bem durante a pandemia, mas tem saudades do clima em uma lanchonete.
Sua esposa Lisa, 59, não está vacinada. Então, agora que recebeu sua segunda dose da moderna, Littley está planejando jantar sozinho em uma lanchonete preferida. “Eles fazem um cheeseburger muito, muito bom”.
“Vou me sentar, tomar uma cerveja escura e um cheeseburger”, disse Littley. “É loucura para um chef dizer que que o que mais faz falta é um sanduíche, mas todas as demais receitas eu posso cozinhar em casa.”
Seu outro plano é cortar o cabelo em uma barbearia, quando isso for possível.
Muitos americanos também sentem falta de uma rodada de golfe com amigos. “É relaxante, é como se você não tivesse problemas”, justificou Archie Slaughter, um ex-funcionário da General Motors em Fort Myers, na Flórida. Aos 71 anos, ele pretende marcar uma partida alguns dias depois de tomar a segunda dose da vacina.
O casal Pat e Patricia Cook, de 79 e 77 anos, foram os primeiros no condado em que moram a receber a vacina da Moderna.
O Sr. Cook montou uma base para treinar golfe dentro da garagem, jogando a bolinha em direção a uma tela de pano. Vacinado, pretende viajar com a esposa, filhos e netos para uma praia.
“Postei na minha página do Facebook que é a primeira vez na minha vida que fiquei feliz por ser velha”, disse a Sra. Cook.