close

Vale e siderúrgicas tendem a ter bom desempenho

Empresas dos setores de mineração e siderurgia iniciaram o ano com bons resultados, com demanda mundial em alta

Minérios

Preços das commodities favorecem a economia brasileira, segundo analistas do Safra / Foto: Getty Images

A primeira semana de janeiro foi marcada pela forte valorização das ações das siderúrgicas. A CSN  acumulou alta de 20%. Já a Vale, bateu a cotação de R$ 100 por ação, e valor de mercado de R$ 537 bilhões.

Segundo analistas do mercado financeiro, este movimento tem base em fundamentos, e deve continuar nos próximos meses, principalmente pelo cenário internacional.

Impulsionadas principalmente pelo minério de ferro, as principais commodities produzidas no País devem alavancar as receitas brasileiras com exportações neste ano, amenizando a crise econômica remanescente da pandemia.

O desempenho dos papéis das mineradoras teve influência direta no Ibovespa, que subiu mais de 5% na primeira semana do ano.

“O cenário para o setor segue bastante positivo, com escassez na oferta de minério de ferro no mundo e a demanda segue crescendo, principalmente por parte da China”, afirma Luis Sales, analista da Guide Investimentos.

Os estímulos da economia chinesa em infraestrutura e construção tem proporcionado uma demanda por aço muito acima do normal, além de países que são ‘parceiros’ comerciais que a China tem forte atuação, como na África, segundo o especialista.

Vale, CSN, Gerdau e Usiminas também estão alinhadas com os bons fundamentos do minério de ferro nos mercados internacionais, segundo analistas.

O analista da Mirae Asset, Pedro Galdi, cita que a definição sobre as reais consequências financeiras do rompimento da barragem em Brumadinho está próxima, já que o governo de Minas Gerais espera fechar acordo com a mineradora na próxima semana.

“A Vale teve sólidos resultados neste ano e vai pagar dividendos elevados, com retorno (yield) superior a 10%. Mas o principal é o fluxo de investidores estrangeiros, que buscam liquidez e ativos de qualidade”, afirma ele. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra