close

Vale confirma novo CEO e ação da mineradora pode ganhar impulso

Safra espera que os riscos relacionados à mudança no comando da Vale diminuam, o que poderia ajudar a recuperação do valor da ação da mineradora

Vale análise Banco Safra

Banco Safra avalia que novo comando da Vale terá melhores condições para negociar um acordo final relacionado ao episódio de Mariana | Foto: Getty Images

Vale anunciou o nome de Gustavo Pimenta como próximo CEO da empresa, em substituição a Eduardo Bartolomeo. O executivo foi eleito por unanimidade após um “rigoroso processo de seleção”, segundo Vale.

Atualmente, o Gustavo Pimenta é o CFO da mineradora e assumirá seu cargo no dia 1 de janeiro de 2025. O executivo ingressou na Vale em 2021 como CFO e diretor de RI e trabalhou anteriormente 12 anos na AES Corp, acumulando experiência como CFO, diretor de planejamento e estratégia e VP de desempenho e serviços da empresa.

Gustavo Pimenta observou que intensificará o diálogo com todos os interessados e dará prioridade à segurança das pessoas, operações e meio ambiente.

Avaliação do Banco Safra sobre a mudança no comando da Vale

O Banco Safra dá boas-vindas a Gustavo Pimenta como novo CEO da Vale e reconhece suas fortes qualificações para
o cargo devido a:

  • (i) a sua formação, compromisso com os stakeholders, foco na criação de valor junto aos acionistas e
  • (ii) suas sólidas habilidades de comunicação.

Embora o processo de sucessão do CEO possa ter pesado no preço das ações em 2024, agora o Safra espera que esses riscos diminuam, o que poderia ajudar a recuperação das ações.

Além disso, como ele não estava com a empresa durante os acidentes de 2015 e 2019, o Safra avalia que isso pode ser útil em futuras negociações para um acordo final relacionado ao episódio de Mariana.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra