close

6 vantagens explicam o sucesso do Pix

Ferramenta de pagamentos instantâneos lançada em novembro facilita a vida dos brasileiros

Vantagens do Pix

Sistema de pagamentos instantâneos facilita a vida dos brasileiros / Foto: Divulgação

O Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneos do Banco Central, registrou 12,2 milhões de operações na primeira semana de funcionamento pleno, movimentando um volume financeiro de R$ 9,3 bilhões, após entrar em operação no mês de novembro de 2020.

O sucesso já nos primeiros dias comprou que o sistema bancário ganhou uma importante novidade com a chegada do novo sistema de pagamentos instantâneos.

A novidade vem movimentando o mercado por trazer algo inédito: com o Pix, é possível transferir, pagar e receber dinheiro a qualquer hora do dia e em todos os dias do ano, incluindo feriados e finais de semana.

As vantagens do Pix

  1. As transações são realizadas em até 10 segundos;
  2. Ao contrário do que acontece nas operações com TEDs e DOCs, o Pix é gratuito para pessoas físicas;
  3. Com o Pix, não é mais necessário enviar os dados bancários e o CPF para alguém na hora de realizar uma transferência. Basta enviar a chave Pix;
    Não há valor mínimo para realizar um Pix;
  4. As transações podem ser feitas para qualquer instituição financeira, pessoa física ou empresa.
  5. O Pix pode ser usado para pagar tributos ou outras taxas de órgãos governamentais.
  6. Ao invés de dados bancários e CPF, com o Pix basta informar apenas uma chave, cadastrada pelo recebedor.

Como usar a chave do Pix

A chave do Pix é a informação que identifica quem vai receber os recursos. Ela pode ser o número de CPF ou CNPJ, e-mail, telefone celular ou uma chave aleatória, gerada automaticamente pelo Banco Central.

Cada conta de Pessoa Física pode ter até 5 chaves vinculadas a ela, tanto em contas individuais quanto em contas conjuntas. Para as contas Pessoa Jurídica, o usuário pode ter até 20 chaves cadastradas.

O cadastro das chaves é completamente gratuito, e é possível fazer a portabilidade ou excluir suas chaves de uma instituição financeira a qualquer momento.

É preciso ficar atento contra possíveis tentativas de golpes. Não existem, por exemplo, transações feitas somente para testar as chaves Pix. No Safra, os canais de cadastramento são por meio dos apps do Safra, do AgZero, do Safra Empresas ou do SafraPay.

Apesar de trazer muitas vantagens, o Pix não é obrigatório. As pessoas podem continuar realizando TEDs e DOCs ou pagando com boletos, se preferir;

É possível associar chaves em mais de uma conta, porém, uma mesma chave só pode ser associada a uma única conta. Por exemplo, você pode cadastrar seu CPF no Banco A, o e-mail no Banco B e o número de celular no Banco C. Não é possível cadastrar o mesmo e-mail em duas contas distintas, por exemplo;

As chaves aleatórias são geradas automaticamente pelo BC no ato do cadastramento e os números nunca são os mesmos em mais de uma instituição.

As operações são instantâneas, por isso, confira os dados com atenção, uma vez que não é possível cancelar. Em caso de erro, entre em contato com o recebedor.

Confira a página especial do Safra sobre o Pix.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio