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Grupo Mateus deve ser destaque no varejo alimentar no trimestre

Prévia dos resultados das empresas de varejo alimentar no quarto trimestre deve mostrar o Grupo Mateus com forte desempenho e aumento de 17% na receita

Supermercado

Grupo Mateus deve mostrar balanço com forte desempenho de receita, juntamente com ganhos de margem, segundo o Banco Safra | Foto: Getty Images

O Grupo Mateus (GMAT3) deve ser o destaque positivo do setor de varejo alimentar no trimestre, apresentando um forte desempenho de receita – crescimento de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado, devido à abertura de 15 novas lojas nos últimos 12 meses.

Por outro lado, o Atacadão (CRFB3) deve ser o destaque negativo, com o menor crescimento de receita no universo de cobertura do Banco Safra, juntamente com pressão na margem EBITDA.

Quanto à Assaí (ASAI3), o Banco Safra espera um crescimento de receita de +10%, apoiado pela expansão de presença geográfica, juntamente com um ganho de margem EBITDA de +20bps a/a.

Por fim, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) deve reportar crescimento de receita e expansão de margem EBITDA, mas a alavancagem deve continuar impactando negativamente o Lucro Líquido.

Saiba mais

Grupo Mateus (GMAT3)

Forte desempenho de receita, juntamente com ganhos de margem. O Safra espera um forte desempenho de receita líquida (+17% a/a) impulsionado pela abertura de 15 novas lojas em 2024. Em termos de fluxo de caixa, o ciclo da empresa deve melhorar 6 dias na comparação anual devido a melhores condições com fornecedores e ganhos de eficiência nos estoques. Além disso, o Safra espera que as margens permaneçam estáveis a/a, com a margem EBITDA subindo 70bps a/a, impulsionada por:

  • (i) melhores condições com fornecedores, que devem compensar a pressão de impostos sobre vendas mais altos; e
  • (ii) maior eficiência nas despesas SG&A, apesar do alto número de aberturas de lojas no LTM. Como resultado, esperamos um EBITDA de R$612 milhões (+30% a/a).

Por fim, o Lucro Líquido deve atingir R$ 353 milhões (-9% a/a), refletindo uma maior taxa efetiva de imposto de renda devido ao fim do subsídio de impostos sobre vendas.

Assaí (ASAI3)

Inflação de alimentos sustenta a receita e o crescimento de Vendas de Mesmas Lojas (SSS). O Banco Safra espera um crescimento de vendas de 10% a/a, impulsionado pela abertura de 15 novas lojas e duas conversões, juntamente com um crescimento de vendas nas mesmas lojas de 4% a/a vs. inflação de alimentos (~8% a/a), à medida que a empresa continua enfrentando um cenário competitivo difícil e um ambiente macroeconômico desafiador.

A margem EBITDA ajustada ex-IFRS 16 de 6,3% (+21bps a/a) reflete a aceleração das conversões de lojas Extra e ganhos de eficiência nas despesas SG&A. Como resultado, o EBITDA ajustado deve atingir R$1,3 bilhão (+14% a/a), enquanto o Lucro Líquido deve permanecer estável, com as despesas financeiras mais altas pesando no resultado final.

Atacadão (CRFB3)

Desempenho de vendas fraco. O Safra espera um crescimento de receita de 6% na comparação anual, atingindo R$ 33 bilhões, impulsionado por:

  • (i) crescimento de SSS de um dígito médio em C&C;
  • (ii) expansão de footprint de C&C (+19 lojas no LTM); e
  • (iii) desempenho positivo de SSS e expansão de footprint no Sam’s Club, apesar de uma redução no footprint de Varejo (fechamento de lojas e conversões para C&C), o que levou a uma queda de -10% a/a nas vendas de Varejo.

Em relação à margem EBITDA, o Safra espera uma queda de -68bps a/a, refletindo:

  • (i) o impacto das novas aberturas de lojas;
  • (ii) pressão de SG&A em C&C, impulsionada por um número significativo de funcionários temporários e implementação de serviços; e
  • (iii) menor margem EBITDA no Banco CSF devido a novos termos de oferta de crédito.

Como resultado, o EBITDA deve atingir R$1,8 bilhão (-4% a/a). Por fim, esperamos um Lucro Líquido de R$536 milhões vs. um prejuízo líquido de R$582 milhões, pois o 4T23 teve um impacto negativo de R$1,1 bilhão em outras despesas operacionais.

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)

Desempenho operacional continua melhorando, mas alta alavancagem permanece uma preocupação. O Banco Safra espera um crescimento de vendas de 5% a/a devido a uma combinação de 50 novas lojas de bairro abertas nos últimos 12 meses e uma expansão de vendas nas mesmas lojas de um dígito alto. Também vale notar que o redimensionamento das vendas B2B deve impactar o ritmo de crescimento consolidado, pois as vendas B2B devem cair -35% a/a.

Em relação aos formatos, o Pão de Açúcar deve crescer 9% a/a devido à expansão de vendas nas mesmas lojas de um dígito alto, resultado de uma melhor variedade de produtos e redução de rupturas de estoque.

O formato mainstream deve apresentar um desempenho estável (-0,4% a/a), com vendas nas mesmas lojas de um dígito alto compensado pela redução no número de lojas. Por fim, o formato de bairro deve manter seu ritmo sólido de aceleração (+23% a/a) apoiado pela abertura de 50 novas lojas. Além disso, a margem EBITDA ajustada de 4,5% (+217bps a/a) deve refletir a melhor variedade de produtos e redução de rupturas de estoque (margem bruta +105bps a/a), juntamente com a alavancagem operacional. Assim, o EBITDA ajustado (ex IFRS 16) deve atingir R$232 milhões, um aumento de 100% a/a, enquanto o Lucro Líquido deve apresentar um prejuízo de R$111 milhões, impactado negativamente por altas despesas financeiras.

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