O momento positivo do varejo e as melhores ações do setor
Grupo Mateus (GMAT3), C&A (CEAB3), Lojas Renner (LREN3), Guararapes (GUAR3), Pague Menos (PGMN3) e Blau (BLAU3) apresentam resultados acima das expectativas
18/11/2024A temporada de resultados do varejo no terceiro trimestre de 2024 foi positiva, com a maioria das empresas sob a cobertura do Banco Safra superando as estimativas.
Os analistas do Safra consideram os resultados do trimestre mais construtivos no varejo do que no início do período, apesar do cenário macro mais difícil do que o esperado, já que a maioria das empresas melhorou suas operações.
Os principais destaques positivos do trimestre foram o Grupo Mateus (GMAT3), C&A (CEAB3), Lojas Renner (LREN3), Guararapes (GUAR3), Pague Menos (PGMN3) e Blau (BLAU3), que apresentaram resultados melhores do que o esperado,
bem como uma boa rentabilidade e geração de fluxo de caixa (exceto para o GMAT devido ao aumento de estoque no 4T24).
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Os pontos negativos entre as empresas de varejo:
(i) a Hypera (HYPE3), cujos números (que já haviam sido divulgados) foram negativamente afetados pela sua nova política/estratégia de capital de giro; e
(ii) a Mercado Livre (MELI34), devido a uma pressão sobre as despesas gerais e administrativas dos investimentos feitos para apoiar o crescimento da empresa (centro de atendimento e alto nível de provisões relacionadas às operações de crédito).
No que diz respeito à MELI, o Banco Safra reitera a recomendação de Compra, pois acredita que a pressão sobre as margens observada no trimestre não é estrutural, consistindo em dores de crescimento que devem ser compensadas no curto prazo à medida que a empresa continua a crescer.
Quanto à Hypera, os próximos trimestres devem continuar a ser impactados negativamente, uma vez que as vendas e as margens deverão normalizar-se apenas ao final de 2025.
Os especialistas do Safra acreditam que as empresas que foram os destaques positivos nesta temporada de resultados devem continuar a entregar resultados sólidos, mas também apontam que elas devem enfrentar comparações mais fáceis no 4T24 (exceto para o CEAB e GMAT).
Para o varejo de alimentos, eles também esperam tendências mais positivas em função da maior inflação de alimentos, que deve apoiar as tendências de Vendas de Mesmas Lojas mais saudáveis.