Como funciona o sistema de venda digital de veículos usados
No sistema Venda Digital, comprador e vendedor comunicam venda e assinam a autorização de transferência de propriedade usando apenas o aplicativo
24/03/2022O sistema Venda Digital permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e a comunicação automática da venda.
A nova funcionalidade do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi criada para desburocratizar a compra e venda de veículos usados.
Saiba mais
- Volvo inicia pré-venda do modelo elétrico C40 no Brasil por R$ 420 mil
- Confira o ranking dos carros mais vendidos em fevereiro
- Simule o seu financiamento automotivo com o Banco Safra
O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura e Ministério da Economia, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal.
Assim como a carteira digital, que substitui o documento de habilitação e o documento do veículo, a autorização digital de transferência da propriedade do veículo busca tornar mais eficiente o mercado.
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito está disponível na App Store e Google Play e permite realizar a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel.
A Venda Digital já está funcionando no Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em Roraima.
Sistema de venda digital desburocratiza o mercado de veículos usados
A facilidade está disponível para proprietários e futuros proprietários de veículos com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
Na transação, o comprador e vendedor fazem a comunicação da venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo. A transação é segura, exigindo o login com conta prata ou ouro na plataforma gov.br, que oferecem mais segurança ao usuário, e biometria facial para a assinatura digital.
O procedimento é ágil e prático e tem requisitos de segurança como validação biométrica e reconhecimento facial.
Depois de efetuar a venda digital, o novo proprietário só precisa ir ao departamento de trânsito local para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.