Mercado de automóveis pode crescer 16% no ano
Federação de concessionárias projeta vendas de 2,4 milhões de unidades em 2021, com a retomada das vendas após a pandemia
05/01/2021Depois da queda de 26% de 2020, a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, projeta um crescimento de 16% na venda de carros novos em 2021.
Se a projeção se confirmar, o setor terminará este ano com vendas próximas a 2,4 milhões de unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. No ano passado foram vendidas ao todo 2 milhões unidades.
A recuperação prevista pela Fenabrave será apenas a metade do volume de vendas de veículos perdido no ano passado.
Em 2019, antes da aceleração da pandemia, o mercado emplacou 2,8 milhões de veículos.
Em relação às vendas de motos, a expectativa da entidade é de um crescimento de 17,6% ante 2020. Se confirmado, o número significará a comercialização de 1 milhão de motocicletas até o último dia de dezembro.
A Fenabrave ponderou que, dado o quadro de incertezas e volatilidade, poderá revisar essas projeções a qualquer momento. A previsão, classificada como “preliminar”, parte da premissa de que a economia brasileira vai crescer 3,5% neste ano.
Retomada das vendas de veículos
Em dezembro, as vendas de veículos foram as melhores do ano de 2020, com 244 mil unidades emplacadas, uma alta de 8,4% frente a novembro, recorde do ano até então.
Na comparação com dezembro de 2019, o mercado mostrou, porém, queda de 7,1%.
Com a reabertura das concessionárias após a flexibilização do isolamento social, no ano passado, as vendas de automóveis voltaram a crescer a partir de junho, subindo mês a mês até chegar ao recorde de dezembro.
A retomada vem sendo limitada pela falta de peças, repasses de reajustes das matérias-primas e protocolos de prevenção que fazem as fábricas trabalharem com menos operários.
(Com AE)