close

Vendas de veículos têm o pior janeiro em 17 anos

Ao todo, 126,5 mil unidades foram licenciadas. Desde os menos de 110 mil veículos registrados em 2005, não se via um janeiro tão ruim

veículos

O transporte de passageiros no Brasil cresceu 1,6% na passagem de agosto para setembro, mas o transporte de cargas encolheu 0,5% | Foto: Getty Images

Após demonstrar uma retomada no final do ano passado, a indústria de veículos começou 2022 com o pior janeiro em vendas em 17 anos.

De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira, 2, pela Fenabrave, associação das concessionárias, 126,5 mil unidades foram licenciadas no País durante o mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Desde os menos de 110 mil veículos registrados em igual mês de 2005, não se via um janeiro tão baixo.

Saiba mais

A queda em relação a igual período do ano passado foi de 26,1%. Frente a dezembro, quando o mercado deu sinais de reação com o melhor volume de 2021, o tombo foi ainda maior: 38,9%.

Num sinal preocupante sobre a demanda após a escalada tanto de preços quanto do custo de financiamento dos automóveis, o resultado negativo se deu num momento de maior disponibilidade de produtos nas lojas, dada a puxada na produção das montadoras no fim do ano passado.

Ao comentar o desempenho, o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., citou a alta dos juros e a menor disponibilidade de renda, dada a inflação persistente, entre os motivos por trás da queda das vendas em janeiro.

Segundo ele, as fortes chuvas e a nova onda de contaminações pela variante ômicron que causa a covid-19 também ajudaram a reduzir o movimento nas concessionárias.

Abra sua conta

Previsão de mercado

A previsão da entidade que representa as revendas é de crescimento de 4,6% dos emplacamentos de veículos neste ano.

Após o fraco mês de janeiro, o objetivo só será possível se a média mensal do mercado subir para acima das 180 mil unidades.

É algo que nos últimos sete meses só aconteceu em dezembro por conta da oferta restrita de carros no mercado.

Desempenho das marcas nas vendas de veículos em janeiro

O desempenho negativo do primeiro mês do ano foi mais uma vez puxado pelo segmento de carros e utilitários leves, como picapes e vans, onde houve queda de 28,3% contra janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro, o recuo foi de 39,8%.

Assim como no ano passado, a Fiat começou 2022 na liderança, com 20% das vendas totais de automóveis e comerciais leves.

Na sequência, aparecem General Motors (GM) e Volkswagen, empatadas com 11,2% do mercado, e Hyundai (10,8%).

Andreta Jr. afirmou que ainda faltam produtos nas lojas, apesar do aumento do estoque nas concessionárias divulgado no mês passado pela Anfavea, a associação das montadoras.

Com um total de 8,5 mil unidades, as vendas de caminhões subiram 17,3% frente a janeiro de 2021, mas recuaram 28,9% contra dezembro.

O balanço da Fenabrave mostra ainda alta de 3,3% das vendas de ônibus em relação ao mesmo período do ano passado.

Na comparação com dezembro, as entregas de coletivos (1,4 mil unidades) tiveram baixa de 10,9%. (AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra