Via Varejo é a ação mais indicada no e-commerce
Após resultados do trimestre ligeiramente acima do esperado, o Banco Safra reforça a recomendação para as ações VVAR3
13/05/2021Análise de ações da Via Varejo segue nossa favorita no e-commerce
Dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, a Via Varejo (VVAR3) tem recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 27,00
O resultado da Via Varejo (VVAR3), dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, veio ligeiramente acima das expectativas dos analistas do Banco Safra no primeiro trimestre.
Segundo o banco, em circunstâncias normais seria esperado que os investimentos da empresa em comércio eletrônico fossem um gatilho positivo para as ações da empresa, mas isso não aconteceu. Segundo o Safra, o motivo é que o cenário para o setor de comércio online está desfavorecido.
Segundo o Safra, o mercado continua cético e não está pagando pela boa execução dos planos da empresa no ano passado. De acordo com os números do banco, a Via Varejo (VVAR3) está sendo negociada a 0,4x EV/GMV estimado para 2021, um desconto de 83% sobre Magalu (MGLU3).
Safra reforça visão construtiva
O banco reitera sua visão construtiva para Via Varejo (VVAR3), que continua sendo a principal escolha entre os nomes do varejo no Brasil.
O Safra destaca que a companhia continua a recuperar participação de mercado à medida que agiliza sua transformação digital e melhora sua experiência omnicanal (comunicação linear em todos os canais de venda e relacionamento com clientes).
No primeiro trimestre, a empresa intensificou as campanhas para fomentar o engajamento dos consumidores, oferecendo serviços gratuitos de streaming de vídeo Paramount +, reposicionamento de suas marcas e mais anúncios em mídias sociais.
Além disso, a Via Varejo também apresentou um crescimento impressionante no sortimento por meio do marketplace.
Olhando para o futuro, o Safra espera investimentos em logística e em uma série de iniciativas digitais para sustentar o envolvimento e a frequência do consumidor, levando a ganhos contínuos de participação de mercado.
Juntamente com os números do primeiro trimestre, a Via Varejo reportou ganhos de market share de quase 200 pontos-base em abril e maio. O volume total de pagamentos de BanQi foi de R$ 420 milhões, quase o dobro em relação ao 4º trimestre, mas ainda bem atrás dos R$ 5,1 bilhões da AME.
Vale a pena investir em VVAR3?
- Escala muito superior à concorrência é uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;
- Bem posicionada para o multicanal com base em suas quase mil lojas;
- Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;
- Altamente exposto a taxas de juros em queda;
- Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web;
- Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.
Quais são os principais riscos de VVAR3?
- Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;
- Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);
- Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;
- Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem;
- Processos judiciais.
Sobre a Via Varejo (VVAR3)
A Via Varejo (VVAR3) é líder no varejo de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, telefonia e móveis no Brasil, em termos de receita bruta, operando por meio das bandeiras Casas Bahia, Pontofrio, Extra.com.br. Além do e-commerce, conta com uma rede com cerca de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição, bem como 120 lojas para envio de mercadorias (shipping from store).
No fim de junho de 2019, um novo time assumiu a gestão da companhia com a missão de promover um processo de turnaround e transformação digital. Em abril de 2020, anunciou a aquisição da ASAPLog, uma plataforma tecnológica de logística (LogTech) para a entrega last mile. Possui um super app com conta digital, o banQi, desenvolvido pela Airfox, fintech recentemente adquirida.