close

Viagens e jantares dominam interesse de internautas apaixonados

Viagens para destinos românticos e jantares subiram na intenção de compra dos brasileiros na internet durante a pandemia, diz pesquisa

namorados na montanha

As viagens passaram de 46,7% de intenção de compra em 2020, para 100% em 2021 | Foto: Getty Images

Viagens para destinos românticos e jantares são experiências que subiram na intenção de compra dos brasileiros na internet, especialmente dos internautas apaixonados.

As viagens passaram de 46,7% de intenção de compra em 2020, para 100% em 2021. Os jantares, por sua vez, passaram de 63% para 97%.

Por outro lado, itens como perfumes caíram de 100% para 84,8% e os chocolates, de 100% para 72%. Ainda assim, todos esses produtos ou experiências estão na lista dos mais desejados para a data.

Informações de redes sociais e buscas na internet

Esses são dados de um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) sobre tendências de compras sazonais.

Ele parte de informações das redes sociais, comentários em notícias e volume de buscas, com aplicação de recursos estatísticos e semânticos.

Assim, as porcentagens são apenas uma forma de medir o quanto os brasileiros demonstram interesse por determinados itens.

Com altas e baixas em relação ao último ano, a predominância do levantamento é de intenção de compras de produtos e serviços considerados clássicos para a data: chocolates, flores, perfumes e alianças de namoro.

Comportamento diferente no Dia dos Namorados

Ainda assim, neste ano, as experiências, como jantar a dois e viagens estão mais em alta.

Do lado das bebidas, vinho e espumante caíram na intenção de compra, enquanto o Gin se manteve em alta, de 98% em 2021 para 100% de intenção de compra.

Segundo o instituto, o comportamento do consumidor no Dia dos Namorados é diferente das demais datas do varejo.

“O consumidor é de faixa etária mais jovem e, por isso, tem menor poder aquisitivo. Por se tratar de um relacionamento ainda não totalmente consolidado, como é o caso do namoro, compras com muita antecedência não costumam ser encorajadas”, afirma o Ibevar. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra