close

Vibra Energia e Americanas fecham parceria em lojas de conveniência

Sociedade cria a Vem Conveniência, que nasce com 1.257 lojas de pequeno varejo e 1.202 lojas em postos de combustíveis

Fachada renovada da loja BR Mania, da Vibra Energia, que fez parceria com as Lojas Americanas

Lojas em postos de combustíveis, operadas por franqueados, continuarão a utilizar a marca BR Mania | Foto: Divulgação/Vibra Energia

As Lojas Americanas S.A (AMER3) e a Vibra Energia (VBBR3) anunciaram nesta terça-feira, 1°, uma parceria para a exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustível. A sociedade foi batizada de Vem Conveniência.

A exploração se dará por meio das redes de lojas Local e BR Mania. As empresas não informaram valores do negócio.

O capital da sociedade é detido pela Americanas e pela Vibra (antiga BR Distribuidora), ambas com participações de 50%. A Vem Conveniência terá uma estrutura de gestão e governança corporativa própria.

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as empresas informam que a efetivação da parceria se deu após o cumprimento das condições precedentes, habituais em operações de natureza similar, incluindo a aprovação prévia pela autoridade antitruste.

Nesse sentido, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o negócio em 30 de dezembro de 2021, sem restrições, sendo esta decisão considerada final.

A recém-formada Vem Conveniência nasce com 1.257 lojas de pequeno varejo, sendo 55 lojas com operação própria, e que utilizarão a marca Local, além de 1.202 lojas em postos de combustíveis, operadas por franqueados, as quais continuarão a utilizar a marca BR Mania.

Abra sua conta

"A Parceria visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, contando com o somatório de forças da Vibra e da Americanas, que compreende ampla experiência de varejo no mercado brasileiro, uma rede de pontos de venda com capilaridade nacional, escala e estrutura de suprimentos e logística, tecnologia e atuação no varejo digital, além de marcas reconhecidas, e representa um importante passo para a expansão no mercado de lojas de pequeno varejo no Brasil", afirma a Americanas.

Já a Vibra afirma que a iniciativa está alinhada à visão estratégica de prover soluções de conveniência ligadas à mobilidade e melhorar continuamente a experiência dos consumidores que frequentam os pontos de venda. (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra