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Vivara é a melhor escolha entre as ações de consumo não essencial

Mudanças implementadas pela nova equipe de gestão da Vivara e a avaliação atraente deixam os especialistas do Safra otimistas, ao atualizar as estimativas para o setor

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O Banco Safra apresentou os novos preços-alvo e estimativas para o final de 2025 para o setor de consumo de itens não essenciais | Foto: Getty Images

O Banco Safra anunciou novos preços-alvo para as ações das empresas de consumo não essencial (consumo discricionário) e destacou a preferência por empresas que tenham melhores vantagens competitivas em termos de crescimento e um balanço patrimonial desalavancado.

O banco elevou a Vivara (VIVA3) para Compra (de Neutro) e elegeu a ação como a principal escolha no setor (C, preço-alvo de R$ 27,5 por ação de R$ 31,6/ação).

As recentes mudanças operacionais implementadas pela nova equipe de gestão da Vivara e a avaliação atraente deixam os especialistas do Safra otimistas.

Melhorias importantes devem impulsionar um CAGR de receita de ~14% de 2024–27 e uma expansão de margem EBITDA de ~2pps. Com um P/L de 8,8x para 2025 e um desconto de ~8% em relação à média de 2 anos, a ação oferece um potencial de valorização sólido, sendo uma opção defensiva.

O Safra continua gostando da Smartfit (SMFT3) (C, PA R$ 24,0/ação de R$28,1/ação), que deve apresentar resultados consistentes e forte expansão de lojas, impulsionando um crescimento sólido de dois dígitos nas vendas futuras (CAGR de 20% para 2024–27).

O Safra manteve a classificação devido à sólida expansão do EBITDA (+31% a/a 2025) e uma perspectiva positiva para o setor. Além disso, a SMFT3 está sendo negociada a um P/E de 16,4x para 2025, um desconto de ~11% em relação à média desde o IPO.

O Safra manteve as classificações anteriores para Renner (LREN3) (C, PA R$17,5/ação de R$23,9/ação), AZZAS (AZZA3) (C, PA R$46,0/ação de R$60,0/ação), C&A (CEAB3) (C, PA R$12,0/ação de R$15,3/ação), Grupo SBF (SBfG3) (N, PA R$12,5/ação de R$17,5), Guararapes (GUAR3) (N, PA R$7,5/ação de R$9,0), Alpargatas (ALPA4) (N, PA R$7,0/ação de R$7,6), Natura &Co (NTCO3) (N, PA R$14,0/ação de R$17,6).

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Resultados das empresas de consumo discricionários no trimestre

O Banco Safra espera que a Vivara seja o destaque do trimestre, pois a empresa deve manter o mesmo ritmo de crescimento de dois dígitos visto nos anos anteriores, além de apresentar um forte aumento na lucratividade devido a iniciativas de redução de custos.

A Smartfit também deve manter sua forte tendência de crescimento de vendas. Os lucros devem ver uma leve queda devido às taxas de juros mais altas.

Além disso, Lojas Renner e C&A também devem ver um crescimento saudável da receita, enquanto entregam uma expansão na lucratividade.

O Safra acredita que a receita e a lucratividade da Alpargatas devem continuar pressionadas devido a uma recuperação mais lenta do que o esperado na divisão internacional.

Além disso, o Grupo SBF deve apresentar um crescimento de receita abaixo da inflação no trimestre, o que não deve ser uma surpresa, apesar das tendências positivas de margem operacional.

Novos preços-alvo do setor

O Banco Safra apresentou os novos preços-alvo e estimativas para o final de 2025 para o setor de consumo discricionário (não essencial), após incorporar os resultados recentes das empresas e novas premissas macroeconômicas.

Para levar em conta as mudanças no ambiente macroeconômico, aumentamos nosso custo de capital próprio (Ke) de 13,8% para 15,3% (considerando um beta de 1), o que, juntamente com um custo de dívida mais alto, resultou em uma diminuição significativa no valor presente dos fluxos de caixa futuros, impactando negativamente o valor patrimonial-alvo de todas as empresas sob nossa cobertura.

Além disso, o aperto do ciclo monetário deve levar a uma diminuição do poder de compra dos clientes e a uma desaceleração geral da atividade econômica, o que pode ter um impacto negativo na maioria das empresas sob cobertura do banco do setor de Consumo Discricionário, pois são substancialmente dependentes do ciclo econômico.

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