close

Volatilidade abre oportunidades, mas inflação e juros preocupam

Apesar da alta volatilidade das ações brasileiras, Ibovespa abre oportunidades com um preços considerados baratos

Oportunidades no Ibovespa

Começam a surgir boas oportunidades para a ação da Petrobras, com estruturas de taxa em vencimentos mais longos | Foto: Getty Images

A terça-feira começa com os mercados internacionais próximos da estabilidade, digerindo as novas informações com relação a taxa de juros e inflação. A maior preocupação é com a intensidade da treasury de 10 anos que se aproxima rapidamente dos temidos 2%.

Notícia evidentemente ruim para a Nasdaq (com maior concentração de empresas de high-growth e de tech) que apresenta maior queda entre as bolsas dos EUA. Enquanto isso, a velha economia (Dow) segura um pouco as quedas e os mercados europeus operam de forma mista, mas próximos do zero.

Na esteira das tensões entre Rússia e Ucrânia, o petróleo continua com alta volatilidade e opera em queda de aproximadamente 2%, cotado a US$ 90,00. Mesma dinâmica para os metais preciosos.

Antes de entrarmos no assunto do dia, gostaríamos de destacar uma análise interessante. Apesar da alta volatilidade apresentada pelas ações brasileiras, vemos a volatilidade realizada do Ibovespa ainda muito baixa, abrindo uma oportunidade para quem está preocupado com eventuais correções da bolsa de comprar proteção a um preço bem barato.

Do lado das single names, o destaque continua para as ações do setor de metals and mining que seguem se valorizando na esteira do minério de ferro e apresentam volatilidades cada vez mais baixas.

Boas oportunidades nas ações da Petrobras

Já para a estatal Petrobras (PETR4), o movimento é o contrário, com a volatilidade em alta (principalmente para 3 meses) começam a surgir boas oportunidades de estruturas de taxa em vencimentos mais longos. Um financiamento para 3 meses aproveitaria o skew da curva do forma ótima.

Sobre a ata do Copom, podemos dizer que as palavras vieram ligeiramente mais duras do que o esperado, mas muito na linha do data dependency, ou seja, mostraram preocupação com a inflação (assim como o FED e a Europa) e sinalizaram que o aperto monetário deve continuar nas próximas reuniões, porém, não se comprometeram com a magnitude das próximas ações.

Do lado corporativo teremos, ao final do pregão, os resultados de Bradesco e XP, enquanto o de Banco Pan veio em linha com as expectativas.

Uma ótima terça a todos e bons negócios!

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra