Volkswagen volta a conceder férias coletivas no ABC por falta de peças
Três mil funcionários da montadora devem ficar em casa por 10 dias, de 27 de junho a 7 de julho, segundo o sindicato dos metalúrgicos
10/06/2022A Volkswagen vai conceder férias coletivas para três mil funcionários da produção da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a medida foi necessária em função da falta de peças e componentes eletrônicos na montagem de veículos.
Segundo comunicado, as férias serão por 10 dias, de 27 de junho a 7 de julho. A montadora já havia colocado cerca de 2,5 mil empregados em férias coletivas no mês de maio também por problemas na cadeia de fornecimento de peças.
Saiba mais
- Os 10 carros mais vendidos do Brasil em maio
- Simule o seu financiamento automotivo com o Safra
- Conheça os bancos com os menores juros para empréstimo pessoal
O coordenador do sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, ressaltou que a falta de componentes tem impactado não só o ramo automotivo, mas todo setor industrial brasileiro.
“Este é um problema que vem afligindo não só a indústria automobilística”, disse. “A falta de política industrial e de desenvolvimento no país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”, afirmou.
Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 888 mil veículos foram produzidos pelas montadoras instaladas aqui de janeiro a maio deste ano. A estimativa da entidade é que 150 mil unidades deixaram de ser fabricadas por causa da crise de abastecimento.
A Volkswagen conta com cerca de 8,2 mil empregados na fábrica de São Bernardo do Campo, sendo 4,5 mil funcionários lotados na produção.