close

Megainvestidor Warren Buffett indica sucessor

Quando se aposentar, Buffett deixará o seu vice Greg Abel no comando da Berkshire Hathaway

Buffet

Aos 90 anos, investidor confirma nome do seu sucessor e encerra especulações em torno do futuro da empresa | Foto: Divulgação

Quando Warren Buffett deixar a liderança da Berkshire Hathaway, seu lugar-tenente Greg Abel assumirá o comando, confirmou o investidor bilionário, pondo fim a anos de especulações sobre seus planos de sucessão.

“Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo esta noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, disse Buffett à CNBC.

A confirmação de Buffett ocorreu após a reunião anual da Berkshire no fim de semana, onde os executivos responderam a uma série de perguntas sobre a volatilidade do mercado de ações e o futuro do conglomerado.

Em resposta a uma pergunta sobre se a Berkshire poderia se tornar muito complexa para administrar, o vice-presidente Charlie Munger revelou inadvertidamente as cartas da empresa, dizendo que “Greg manterá a cultura”. E explicou que Abel, 59 anos, que atualmente supervisiona as operações não relacionadas a seguros da empresa, manteria o espírito e a cultura da empresa.

Buffet começou a comprar ações em 1962

Em 1962, Warren Buffett começou a comprar ações da Berkshire Hathaway, após alguns confrontos com a família Stanton, ele comprou ações suficientes para mudar os administradores e então controlar a companhia.

No 1° trimestre de 2021, o lucro da Berkshire Hathaway foi de 11,7 bilhões de dólares, com ganhos no mercado acionário e melhora de seus investimentos em seguros.

O grupo Berkshire Hathaway controla dezenas de empresas, incluindo ferrovias, empresas de produção de doces, aspiradores de pó, vendas de jóias, jornais, lojas, artigos de decoração, enciclopédias, fabricação e distribuição de uniformes, bem como vários serviços públicos de gás e energia elétrica.

O conglomerado tem uma grande operação no mercado de seguros, além de estradas de ferro, serviços básicos, fabricantes industriais e varejo. Além disso, tem grandes negócios no mercado acionário. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio