XP tem resultado abaixo do esperado e recomendação é neutra
O Safra reitera a postura neutra para a ação da XP devido à ausência de gatilhos de crescimento de receita além da renda fixa em meio à alta de juros e concorrência dos bancos
21/11/2024A XP Inc. (XPBR31) encerrou o terceiro trimestre com um lucro líquido de R$ 1,187 bilhão, crescimento de 6% em relação ao período entre abril e junho e de 9% na comparação com 12 meses atrás.
O resultado ficou abaixo do esperado, após gastos e perdas maiores que o esperado das joint ventures e associadas. Mesmo que as receitas brutas tenham ficado em linha com a estimativa do Banco Safra, o EBT ficou -8% abaixo das estimativas do banco.
Os resultados do terceiro trimestre reforçam visão mais negativa do Safra para XP em relação a outros nomes de mercado de capitais como o BTG Pactual (BPAC11), especialmente considerando que a receita cresceu em linha com a inflação em comparação ao terceiro trimestre de 2023, contrastando negativamente com a expansão de 8% a 9% dos consultores e da força de trabalho no mesmo período.
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O Safra destaca que, excluindo as receitas de renda fixa, a receita ficou estável por cinco trimestres consecutivos, o que representa um maior risco de concentração na atividade de mercado de capitais (Debt Capital Markets, ou mercado de dívidas), armazenamento e, posteriormente, distribuição.
SP tem recomendação neutra após resultados do trimestre
Finalmente, embora o valuation não seja caro e o rendimento de dividendo das ações melhore com um pagamento mais elevado, o Banco Safra reitera a postura neutra para a ação da XP (XPBR31) devido à ausência de gatilhos de crescimento de receita além da renda fixa em meio a um ambiente de taxas de juros mais elevadas e forte concorrência dos bancos.