Zé Gotinha é pacifista e a favor da vida, diz criador
Artista plástico Darlan Manoel Rosa afirma que personagem nasceu para educar, salvar vidas e dar bons exemplos
13/03/2021A imagem do Zé Gotinha empunhando uma seringa de vacina como se fosse uma arma desagradou o criador do personagem, o artista plástico Darlan Manoel Rosa, de 74 anos, morador de Brasília.
Ele afirma que o Zé Gotinha, criado há 35 anos, é pacifista e a favor da vida em primeiro lugar. Além disso, o personagem nasceu para educar, e não para dar mau exemplo.
“É realmente um disparate esse cartum. O Zé Gotinha foi criado com uma missão educativa, e você educa com bom exemplos”, afirmou Danlan a O Especialista.
Zé Gotinha nasceu para educar e salvar vidas
“O Zé Gotinha empunhando uma arma é um péssimo exemplo, que não tem nada a ver com a imagem alegre e de responsabilidade do personagem”.
O super-herói brasileiro já salvou milhares de vidas e ajudou a erradicar a poliomielite, uma infecção viral que causa lesão nervosa e leva à paralisia parcial ou total.
Darlan criou o personagem quando era funcionário concursado da Central de Medicamentos, uma estatal do Ministério da Saúde, onde ele trabalhava criando rótulos de remédios. Os direitos foram cedidos ao Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Ministério da Saúde.
O super-herói luta pela vida dos brasileiros sempre de uma maneira muito amável e pra cima”, comenta o seu criador. Conheça a história do Zé Gotinha.