Anatel recebe 15 propostas de empresas interessadas no leilão do 5G
Número de interessados em disputar as frequências do 5G surpreende a Anatel e Banco Safra vê cenário positivo para ações de empresas do setor
28/10/2021A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi surpreendida ontem com a presença de 15 empresas, individualmente ou em consórcio, para apresentar propostas iniciais de aquisição de lotes em leilão da quinta geração de serviços móveis (5G), de acordo com o Superintendente de Concorrência da Agência, Abraão Balbino.
Dos 15 interessados no leilão 5G, dez não operam serviço móvel, de acordo com a Anatel. Na avaliação do Superintendente de Concorrência da Anatel, o número de propostas qualificadas para o leilão de 5G é bastante positivo, o que atende às expectativas da agência quanto à demanda de interessados no processo licitatório.
O cenário também mostra que existem novos atores interessados em oferecer serviços de telecomunicações.
Na semana que vem será realizada a abertura dos envelopes. O Banco Safra acredita que haverá empresas pequenas fazendo ofertas por um pequeno espectro para terem operações locais de celular ou de banda larga fixa, enquanto as grandes empresas devem concorrer ao leilão 5G.
Safra prevê entrada de novo player na telefonia com o leilão do 5G
Além de Tim, Vivo e Claro, o banco prevê a entrada de um novo player de infraestrutura com disposição para montar uma operação nova e relevante.
A entrada de um novo player, na margem, deve trazer mais competição, mas isso não muda a visão positiva do Safra para o setor, pois a potencial saída da Oi em telefonia móvel gera uma competição mais racional, o que deve beneficiar as companhias.
O Safra tem recomendação de compra para Tim (TIMS3, com preço-alvo de R$18 por ação) e para Telefônica Brasil (VIVT3, com preço-alvo R$58 por ação).