close

Nova York reabre sem restrições, com 70% dos adultos vacinados

Governador anuncia suspensão de todas as restrições, graças ao avanço acelerado da vacinação e queda de casos e óbitos

Vista de Nova York

Reabertura representa um marco na recuperação econômica de um estado que já foi o epicentro da pandemia nos EUA | Foto: Getty Images

Os restaurantes de Nova York não serão mais forçados a garantir espaços de seis metros entre as mesas, os cinemas serão autorizados a abrir todas as poltronas em espaçamento entre os assentos e entrar em prédios comerciais não exigirá verificação de temperatura.

Com 70% dos adultos tendo recebido pelo menos uma dose de vacina, o governador Andrew Cuomo disse nessa terça-feira, 15, que o Estado está pronto para “voltar à vida como a conhecemos”. Quase todas as restrições às empresas e às reuniões sociais foram eliminadas, anunciou ele em uma coletiva de imprensa.

Estado já foi epicentro da covid

As mudanças, que entram em vigor imediatamente, representam mais um marco na recuperação econômica de um estado que já foi um epicentro da pandemia, informa o jornal New York Times.

A mudança acaba com os limites de capacidade e não exigirá mais o distanciamento social, protocolos de desinfecção e exames de saúde, tornando facultativo que as empresas imponham tais precauções de saúde em suas instalações.

“Este é um dia importante e o merecemos, porque foi um longo, longo caminho”, disse Cuomo, democrata de terceiro mandato, na entrevista no World Trade Center, em Manhattan.

Fim do rastreamento de clientes

Além das mudanças nos protocolos em restaurantes, cinemas e prédios comerciais, barbearias e salões de beleza não precisarão pedir aos seus clientes informações de rastreamento de contato e academias não precisarão cumprir protocolos rigorosos de desinfecção dos equipamentos de exercícios.

O governador estabeleceu o limite de 70% que desencadeou o fim das restrições como uma maneira de estimular a reabertura do Estado e incentivar as pessoas a se vacinarem, dizendo que “praticamente todas” as regras do coronavírus expirariam. Quatorze outros estados e Washington D.C. atingiram o mesmo limite, de acordo com os dados federais mais recentes, com Vermont liderando a lista em 84%.

Na terça-feira, a Califórnia também levantou quase todas as suas restrições, incluindo limites de capacidade para empresas e requisitos de distanciamento social, com algumas exceções. 72% dos adultos receberam pelo menos uma dose da vacina no Estado.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra