A projeção para a safra de algodão 2024/25 no Brasil indica um crescimento na área plantada e na produção.
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a estimativa é que a área plantada brasileira de algodão cresça 11,6%, ocupando 1,87 milhão de hectares.
A produção de pluma é preliminarmente aguardada em 3,37 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 3,1% em relação à safra anterior. Esses números estão alinhados com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
No campo, as lavouras estão majoritariamente em fase de desenvolvimento vegetativo, com os trabalhos concentrados nas adubações de cobertura e no monitoramento de pragas e doenças.
Em estados como Mato Grosso, o plantio foi adiantado em relação ao ano passado, e na Bahia, o retorno das chuvas contribuiu para um desenvolvimento satisfatório das lavouras até o momento.
Além disso, o Brasil teve um aumento significativo nas exportações de algodão em janeiro de 2024, com 250,3 mil toneladas exportadas, gerando uma receita de US$481,8 milhões.
Isso representa um volume 102% maior que o registrado no mesmo mês de 2023, com o preço médio por tonelada vendida subindo 2,3%em relação a 2023.