close

Ilton Caldeira

Desafios e oportunidades para startups verdes no Brasil e nos EUA

Empreendimentos sustentáveis buscam superar barreiras de financiamento e regulamentação nos mercados brasileiro e americano

Busca por financiamentos, considerando as particularidades de ambiente de negócios dos dois países, é uma das grandes barreiras de desenvolvimento | Foto: Getty Images

Enquanto avançamos em 2024, a necessidade de combater as alterações climáticas e promover a sustentabilidade é cada vez mais clara. O atual cenário apresenta uma combinação de desafios e oportunidades para startups verdes no Brasil e nos Estados Unidos. Estes novos empreendimentos podem mostrar caminhos para impulsionar a inovação e trazer impactos positivos à medida que ambos os países sofrem com violentos impactos causados pelas mudanças no meio ambiente.

As startups verdes brasileiras e americanas enfrentam desafios regulatórios significativos. No Brasil, as regras confusas e mudanças frequentes, dificultam o desenvolvimento de projetos. Muitas vezes faltam diretrizes claras para novas tecnologias e práticas sustentáveis. Já nos Estados Unidos, embora as regulamentações sejam mais estáveis, o processo para obter licenças e aprovações pode ser demorado e caro, o que é muitas vezes um obstáculo para pequenas empresas.

Conseguir financiamento é outra grande barreira. As startups verdes muitas vezes precisam de orçamentos robustos para pesquisa, desenvolvimento e expansão de operações. No Brasil, apesar do enorme potencial, a instabilidade econômica pode afugentar os investidores, tornando difícil para as startups conseguirem recursos. Nos Estados Unidos, embora existam mais oportunidades de financiamento, a concorrência é feroz e  convencer os investidores sobre a viabilidade e a rentabilidade a longo prazo dos empreendimentos é algo a ser considerado.

A adoção pelos consumidores de produtos e serviços sustentáveis pode variar bastante também. Há uma consciência crescente sobre as questões ambientais no Brasil, mas muitas pessoas não podem se dar ao luxo de priorizar a sustentabilidade em detrimento do custo. Nos EUA, existe um mercado mais forte para produtos verdes, mas as jovens iniciativas empresariais precisam se destacar num mercado disputado comunicando claramente o seu valor, o custo associado aos benefícios propostos e sua real eficiência.

Mesmo diante dos desafios, as oportunidades para essa modalidade de startups são crescentes. Existem avanços na conscientização e preocupação com as questões ambientais entre consumidores, empresas e governos. Isto estimula mudanças, tornando mercados mais receptivos para produtos e serviços sustentáveis. As startups que conseguem abordar eficazmente estas preocupações têm potencial para serem bem-sucedidas.

Ambos os países oferecem diversas formas de apoio governamental e incentivos para iniciativas ambientalmente responsáveis. No Brasil, existem programas de apoio a projetos de energia renovável e agricultura sustentável. Já nos Estados Unidos, a Lei de Redução da Inflação (Inflation Reduction Act, de 2022) e outras iniciativas federais proporcionam créditos fiscais e empréstimos para apoiar tecnologias verdes e práticas sustentáveis. Estes programas podem ajudar as startups a reduzirem os riscos financeiros e ganharem fôlego.

A cooperação e as parcerias globais são cada vez mais importantes no enfrentamento das mudanças climáticas. Acesso a novos mercados, compartilhamento de conhecimento, ambiente regulatório sintonizado com as melhores práticas podem ajudar as novas empresas a escalar as suas operações e os seus impactos positivos.

Embora as iniciativas e projetos verdes no Brasil e nos Estados Unidos enfrentem desafios significativos, as oportunidades são atraentes. A jornada se apresenta desafiadora, mas as recompensas potenciais para a economia e com reflexos na vida de todos nós, a médio e longo prazo são imensas.


Ilton Caldeira é jornalista de Economia e Política e especialista em Relações Internacionais pela FGV-SP. Nos Estados Unidos é Head de Comunicação da Dell’Ome Law Firm e sócio da consultoria Smart Planning Advisers.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra