close

Petrobras volta a reduzir preço do querosene de aviação

Combustível fica 0,84% mais barato a partir de 1º de outubro para as distribuidoras, na terceira redução em dois meses

Movimentação de aviões comerciais no aeroporto de Brasília

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras | Foto: Marcelo Camargo| Agência Brasil

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 28, a terceira queda consecutiva no preço do querosene de aviação (QAV) em dois meses, acompanhando a redução do preço do petróleo no mercado internacional. O preço vai cair 0,84% a partir de 1º de outubro para as distribuidoras, informou a estatal. Em agosto, a redução foi de 2,6% e de 10,4% em setembro.

Segundo a companhia, a prática dos últimos 20 anos indica que os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras

Saiba mais

Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, informou a companhia. 

A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Cabe às distribuidoras transportarem e comercializarem o produto para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.

“Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento”, completou.

Os reajustes do QAV são mensais e seguem uma fórmula contratual com os clientes, disse a Petrobras em nota. (Com agências)

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra