close

Planos de Saúde crescem e alcançam 51 milhões de beneficiados

Em março os planos de saúde agregaram 152 mil associados, ampliando a base em 2%; Hapvida e Unimed foram os destaques

Planos de saúde

O número de beneficiários de planos de saúde atingiu 51,0 milhões em março | Foto: Getty Images

Os dados de março da Agência Nacional de Saúde (ANS) apontam para um crescimento sólido do mercado, com valores robustos para o HAPV e o RDOR. O número de beneficiários de planos de saúde atingiu 51,0 milhões em março (+152 mil m/m e +165 mil no 1T24).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados de adesão aos planos privados de saúde referentes ao mês de março, registrando uma adição líquida de 152 mil associados, o que representa um crescimento da base de associados de 2% (+0,3% m/m), impulsionado pela criação líquida de empregos formais.

Saiba mais

A Hapvida e o Sistema Unimed foram os destaques positivos em termos de adições líquidas em março, enquanto SulAmérica, Bradesco Saúde e Porto Saúde também registraram mais um mês de números positivos.

A Amil apresentou prejuízo líquido em março e desempenho negativo no acumulado do ano. Em suma, os números foram sólidos para o HAPV e a SULA, o que é um bom presságio para ambas as empresas e para o sector da saúde.

A Hapvida e a SulAmérica apresentam sólidos resultados em março e no primeiro trimestre do ano. O Hapvida registrou +22 mil adições líquidas consolidadas em março (+36 mil no HAPV e -15 mil no NDI).

Os dados são bastante sólidos, na nossa opinião, principalmente porque se esperava que o aumento de preços e a crescente verticalização causassem um impacto negativo maior nas adições líquidas.

No 1T24, o Hapvida registrou adições líquidas de 57 mil assinantes (vs. nossa estimativa de -96 mil para o trimestre). É importante notar que houve cerca de 52 mil adições líquidas relacionadas a planos duplicados de funcionários e familiares da Hapvida. Ajustando por este fato, as adições líquidas do 1T24 totalizariam 5 mil.

A SulAmérica continua a apresentar números sólidos, com adições líquidas de 9 mil associados em março e 43 mil associados no 1T24 (vs. nossa estimativa de -34 mil para o trimestre). Bradesco Saúde e Porto Saúde também apresentaram números robustos em março (BBDC registrou ganho líquido de 19 mil em março, mas uma perda líquida de -17 mil no 1T24; PSSA registrou ganho líquido de 10 mil em março e +21 mil no 1T24).

O Sistema Unimed apresentou um sólido crescimento m/m, com adição líquida de 51 mil associados em março, revertendo o desempenho do acumulado do ano e registrando adição líquida de 9 mil no 1T24.

Enquanto isso, a Amil mais uma vez apresentou uma perda líquida de 5 mil associados em março, com uma perda líquida acumulada de 42 mil associados no 1T24.

O crescimento do número de associados foi impulsionado pelos planos corporativos, enquanto os planos de afinidade registaram um desempenho negativo.

Os planos de saúde corporativos ultrapassaram 36,0 milhões de associados (+170 mil no mês e +250 mil no 1T24), enquanto os planos individuais atingiram 8,8 milhões de associados (+6 mil no mês e -21 mil no 1T24).

Enquanto isso, os planos de afinidade atingiram 6,1 milhões de associados (-23 mil no mês e -64 mil no 1T24), o que parece negativo para a Qualicorp.

Este número deve piorar ainda mais nos próximos meses, uma vez que a Amil cancelou todos os seus planos de afinidade de 1k, e algumas outras operadoras não estão vendendo novos planos.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra